Site acompanha evolução do coronavírus em tempo real
Agora é possível acompanhar em tempo real o desenvolvimento do novo coronavírus em Campo Grande. Um mapa georreferenciado, através do Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande), foi disponibilizado para a população, possibilitando monitorar a distribuição geográfica e o perfil das pessoas com casos confirmados da doença na cidade.
No site (clique aqui para acessar), os internautas vão encontrar, além do mapa, os pontos de densidade da Covid-19, sendo eles casos confirmados, suspeitos e descartados.
Conforme os dados disponibilizados na ferramenta virtual, Campo Grande tem até às 11 horas desta quarta-feira (1º), 37 casos confirmados do vírus, 28 suspeitos e um excluído. Desdo o início da doença já foram registrados 317 notificações, sendo que 251 casos foram descartados. Dos 37 casos confirmados, 23 já estão curados, 10 em isolamento domiciliar e outros quatro internados em unidades de saúde.
A plataforma funciona com as informações repassadas pela Coordenadoria de Tecnologia da Sesau à Planurb, que faz o abastecimento de dados. A Agetran contribui com o mapeamento e localização.
De acordo com o diretor de informações da Planurb, Fábio Nogueira, a intenção é oferecer mais transparência e dados oficiais para a sociedade poder acompanhar a evolução dos casos em Campo Grande.
Sobre o Sisgran
O Sisgran surgiu em 2009 com o intuito de facilitar e agilizar o acesso aos dados principais e mais relevantes do município.
O ponto de partida foi o fornecimento de informações básicas, tais como: população por bairro, nº de domicílios, renda per capita, mapas de escolas e unidades de saúde, entre outros, que possuem grande demanda por instituições, estudantes, professores, empresários e gestores públicos.
Com o lançamento do Censo Demográfico em 2010 pelo IBGE, as Divisões de Estatística, Indicadores de Desempenho e Geoprocessamento da Planurb, trabalharam na tabulação, análise e inserção dos indicadores (tabelas e mapas) no site.
Ao longo do tempo, ocorreram mudanças significativas na plataforma, tais como a inclusão de novos mapas (online e .pdf), linhas de ônibus, alteração no layout etc. Entre 2009 e 2019, o Sisgran ultrapassou a marca de 470 mil visualizações.