Esportes

Com etapa em Campo Grande, Liga das Nações de Vôlei é adiada

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) adiou a Liga das Nações de Vôlei (VNL, na sigla em inglês) por conta da pandemia do novo coronavírus. Campo Grande vinha se preparando para sediar uma das etapas da competição, que aconteceria no Ginásio Guanandizão entre os dias 19 a 21 de junho com participação das seleções masculinas do Brasil, Itália, Alemanha e da Rússia.

De acordo com o comunicado da instituição, a Liga será realizada após os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem entre 24 de julho a 08 de agosto. A data oficial ainda não foi anunciada e nem mesmo se Campo Grande será mantida como cidade-sede. Porém, a Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) garante a permanência.

“A decisão de adiar o VNL garantirá que os atletas possam se concentrar em cuidar de sua saúde e condicionamento físico e permitirá que as ligas nacionais, que atualmente precisam suspender os eventos, concluam suas temporadas quando a situação melhorar. A FIVB está, obviamente, olhando para o futuro com otimismo e está trabalhando em estreita colaboração com as Federações Nacionais e os organizadores de eventos relevantes para encontrar uma data apropriada para sediar a VNL após os Jogos Olímpicos”, cita o comunicado.
A disputa da Liga das Nações em Campo Grande marcaria também a reinauguração do Ginásio Guanandizão, um dos maiores de Mato Grosso do Sul e que vem passando por uma reforma completa em sua estrutura. O local está interditado desde 2013 para eventos públicos.
De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, o adiamento por parte da FIVB não altera o processo de disponibilização da verba para a realização da Liga – para sediar o torneio o Governo do Estado desembolsará R$ 1,3 milhão de recursos próprios à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Estadual de Voleibol (FVMS).
“O recurso disponibilizado pelo Governo do Estado já se encontra em processo de convênio e em nada será afetado para a realização do torneio em Campo Grande. Estamos só aguardando a Federação Internacional remarcar a data. O Guanandizão estará completamente pronto para sediar este grande evento. O fãs de voleibol e amantes de esporte, de modo geral, podem ficar tranquilos, porque veremos nossa seleção jogar na Capital”, afirmou Miranda.

Deixe um comentário