DestaquesSaúde

Casos suspeitos de Coronavírus em MS sobe para sete

O número de casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid 19) saltou para sete em Mato Grosso do Sul na últimas 24 horas, informou a Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (27). De acordo com o comunicado, em nenhum dos pacientes monitorados foi constatada a presença do vírus, apesar disto, amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo,, que fará a confirmação.

Dos casos, seis são radicados em Campo Grande e um em Ponta Porã. Os pacientes foram considerados suspeitos de terem o Coronavírus com base na classificação do Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira saiu o resultado do exame feito pelo Lacen do paciente de Ponta Porã e os resultados deram negativo para oito tipos de vírus respiratórios, entre eles o Influenza. Agora, o Instituto de São Paulo analisará a amostra para verificar a existência de outros tipos de vírus no paciente. O resultado deve sair na próxima semana.

Apesar disto, o paciente de 24 anos segue internado no isolamento do Hospital Regional de Ponta Porã. O rapaz passou 16 horas na China, após retornar da Tailândia com destino ao Brasil. Na China, onde a doença teve início, mais de 2,7 mil pessoas já morreram por consequência do vírus.

Além deste, outros quatro casos de pacientes em Campo Grande estão sendo acompanhados pela SES por se enquadrarem na definição de suspeita de Coronavírus. As amostras realizadas no Estado deram resultado negativo e também foram encaminhadas para SP.

Entre estes pacientes está uma mulher que esteve recentemente na cidade de Veneza, na Itália, país que está enfrentando um surto do vírus. Segundo informações, ela tem histórico de rinite e chegou de viagem com o nariz congestionado. Ao ser consultada no Proncor, foi enquadrada como suspeita de ter Coronavírus.

Duas pessoas, também de Campo Grande e que tinha sintomas semelhantes do novo vírus, foram identificadas pelo Lacen com a gripe provocada pelo Influenza A e estão sendo medicadas.

Desde janeiro, a SES tem tomado diversas medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus. Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS), com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Deixe um comentário