Modinha nas redes sociais, ‘Desafio da Rasteira’ já matou adolescente
Pode parecer inofensivo na primeira vista, mas não é. Um desafio que está sendo promovido por aplicativos de redes sociais esconde um grande perigo para os seus praticantes. Inclusive, uma adolescente de 16 anos faleceu ao participar da brincadeira em sua escola, na cidade de Mossoró (RN).
Chamado de ‘desafio da rasteira’ ou também de ‘quebra-ossos’, a brincadeira consiste em passar uma rasteira numa pessoa enquanto ela dá um pulo. Três pessoas ficam lado a lado, as duas que estão na ponta pulam primeiro, em seguida, a do meio também pula e tenta se manter em pé enquanto as outras passam a rasteira nela.
A brincadeira é extremamente perigosa. No episódio de Mossoró, ocorrido em novembro de 2019, a adolescente caiu de costas, bateu a cabeça no chão e sofreu um traumatismo craniano, vindo a falecer horas depois no hospital da cidade.
O ato tem gerado preocupação por parte dos pais e responsáveis por estudantes, uma vez que o desafio virou ‘febre’ nas redes sociais.
Médicos de diversas especialidades também já compartilharam vídeos do desafio com o intuito de alertar aos pais de crianças e adolescentes. Conforme explicam, traumas como esses podem levar a uma hemorragia intracraniana, necessitar de cirurgia de emergência, levar ao coma e até mesmo a morte.
Veja um dos vídeos do desafio compartilhado nas redes sociais: