Inaugurada a pista de atletismo internacional de Campo Grande
Foi inaugurada na sexta-feira (07), no Parque Ayrton Senna, a aclamada pista de atletismo internacional de Campo Grande, a primeira de Mato Grosso do Sul emborrachada e reconhecida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, estando apta para receber grandes competições da modalidade.
A pista tem 8 raias com aplicação de 6.300 metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, conta com arquibancada com capacidade para 400 pessoas, prédio de 200 metros quadrados com instalações elétricas e hidráulicas específicas, além de vestiários, alojamento e banheiros.
A ideia e o projeto para a construção da pista de atletismo no parque tem quase 30 anos, mas nunca foi-se atrás dos recursos para a execução. Em 2012, na gestão do prefeito Nelson Trad Filho, foi anunciada a construção da pista, entretanto, de lá para cá, a obra andou e desandou, até ser retomada em novembro de 2018, já pela gestão de Marcos Trad.
Ao todo, foram aplicados R$ 7,5 milhões no projeto, quase R$ 2 milhões a mais que o orçado em 2018, na retomada.
Batizada com o nome do professor Ervê Demétrio Calháo Silva, esportista, técnico com passagens por vários municípios e um dos fundadores da Federação de Atletismo de MS, a pista terá regras para o seu devido uso, uma delas diz respeito ao tipo de sapato, que deverá ser somente àqueles apropriados para a prática de esportes de atletismo.
Segundo a Fundação Municipal do Esporte (Funesp), foi criada uma programação específica para a utilização da pista de atletismo, com professores durante todo o dia e em todos os dias da semana, tanto para momentos de iniciação esportiva, quanto para treinamento com os atletas e incluímos horários para a população como forma de oficina.
Ao comentar sobre a pista, o prefeito Marcos Trad abordou a realização de uma conquista para o esporte campo-grandense. “São quase 30 anos de espera. Entregamos a pista não apenas para recebermos eventos internacionais, mas principalmente para os campo-grandenses que desejam representar o nosso país em uma olimpíada”, disse.
Para os atletas, a expectativa é os resultados melhorem a partir do treinamento feito diretamente na pista profissional. “Essa pista aqui nos proporciona muita coisa, porque a gente treina na pista de carvão e nosso rendimento não é tão bom como vai ser aqui”, disse a atleta tetracampeã em lançamento de dardos, Bruna Vieira de Jesus.
Elenilson da Silva, atleta há 25 anos, também comemorou a entrega da pista. “Eu fui o 1° atleta brasileiro a ganhar um Campeonato Pan-Americano, em 1999, no Canadá. Entre outros títulos, fui seis vezes Campeão Brasileiro e agora vejo um futuro melhor para esses jovens, com a entrega da pista”, comentou.