Operação da PF investiga merenda superfaturada em Ponta Porã e Amambai
Um grupo empresarial contratado pelas prefeituras de Ponta Porã e Amambai está sendo alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União na manhã desta quinta-feira (06). Eles são investigados por supostas irregularidades em processos de licitação para o fornecimento de merendas escolares naquelas localidades.
As falcatruas ocorreram entre os anos de 2016, 2017 e 2018, conforme as informações, os envolvidos compraram produtos no Paraguai, pagando um preço bem menor, e os repassa aos Municípios por um preço superfaturado. Batizada de Operação “Tembi’u”, que significa “comida” no idioma guarani, a ação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, as investigações começaram a partir de denúncia sobre um grupo de empresas que estaria participando de licitações para fornecimento de papel a órgãos públicos e realizando a entrega de produtos irregularmente importados do Paraguai.
A partir da constatação de fraude, foi possível identificar, em atuação conjunta a participação desse grupo em procedimentos licitatórios com suspeitas de fraude para fornecimento de merenda escolar com sobrepreço às Prefeituras das duas cidades. Não é descartada a participação de agentes públicos no esquema.