Estado vai ganhar capacitação de língua inglesa nas escolas da rede pública
O governo do Reino Unido quer fortalecer o ensino da língua inglesa em Mato Grosso do Sul através do programa Skills for Prosperity, voltado para estudantes da rede pública estadual. A ideia é elevar o ensino do idioma e utiliza-lo como ferramenta que prepare os jovens para o mercado trabalho, ajudando na redução do desemprego e diminuindo a desigualdade social.
Nesta quarta-feira (29), o Cônsul Geral Britânico, Simon Wood, e a gerente do Programa, Adriana Balducci, se reuniram com o governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília, para apresentar o programa que será implementado em cinco Estados brasileiros.
O programa Skills for Prosperity (Qualificações para Prosperidade, em tradução livre) tem objetivo de oferecer capacitação e assistência técnica para o desenvolvimento da língua inglesa, apoiando na estruturação do currículo regular de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, na adoção de referencial internacional para o ensino do inglês; e na formação de professores que lecionam o idioma na rede pública estadual.
Comprometimento do Estado
O Cônsul britânico ressaltou a importância da fluência do inglês, principalmente numa época em que o mundo discute assuntos globais como o meio ambiente. Em sua percepção, o Estado de Mato Grosso do Sul tem pautas em comum com o programa como a questão da sustentabilidade.
A proposta do Skills for Prosperity (que é implementado em diversos países) é ampliar as oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento socioeconômico de crianças, jovens e adultos, apoiando os estados pilotos que serão vitrine deste projeto, como explicou a gerente, Adriana Balducci. “Com isto, em breve teremos o primeiro observatório de língua inglesa no Brasil”, adiantou.
O investimento do programa é feito através do Prosperity Found, fundo de cooperação multissetorial do Reino Unido para apoiar os esforços de países em desenvolvimento, reduzindo a pobreza e aumentando a produtividade.
As áreas de interesse do Fundo abrangem comércio, combate à corrupção, infraestrutura, ambiente de negócios, saúde, cidades futuras, educação, serviços financeiros, energia e investimentos externos.