Política

Lei garante espaço para comercialização de cervejas artesanais em eventos públicos da Capital

Empresários do segmento cervejeiro artesanal de Campo Grande obtiveram nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal, uma importante conquista para o fortalecimento do setor. Os vereadores aprovaram uma lei determinado ao Município que ofereça um espaço em eventos públicos para a comercialização da cerveja artesanal produzida na Capital.

A proposta segue para sanção do prefeito Marcos Trad. Conforme a matéria, de autoria do vereador André Salineiro (PSDB), o responsável pela gestão dos eventos municipais deverá definir os espaços internos onde a comercialização e o consumo da cerveja serão permitidos.

Na justificativa para a proposta, Salineiro afirmou que o setor de cervejaria artesanal não se desenvolve com maior intensidade porque empreendedores enfrentam alguns problemas de segurança, sendo necessário que o Poder Público adote providências para estimular esta atividade empresarial.

“É notório o crescimento tanto da fabricação como da procura para o consumo desse tipo de produto na Capital Sul-Mato-Grossense e, nessa perspectiva, tal medida almeja a valorização dos produtos artesanais locais, assim como contribuir para o desenvolvimento regional, podendo, concomitantemente, estabelecer um marco importante na cultura da cidade”, ressalta o parlamentar.

De acordo com o site Brejas.com, a cerveja artesanal traz os ingredientes básicos da cerveja tradicional, mas tem uma receita de preparo diferenciada, com conservantes finais naturais e não químicos.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em nove meses, o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 679 para 835. O comparativo entre os dados de dezembro de 2017 e setembro de 2018 constata aumento de 23%, com 169.681 produtos registrados por estas cervejarias.

Deixe um comentário