PP e União Brasil formalizam federação para ganhar força política de olho em 2026
Foi formalizado nesta terça-feira (29) a federação entre os partidos Progressistas e União Brasil, que agora passam a atender pelo nome único de União Progressistas (UP).
Pelo acordo firmado, o PP indicará as presidências regionais de Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.
A federação terá a maior bancada, superando o PL, que tem 92 deputados. Já no Senado o grupo empata com o PSD e com o PL pelo posto de maior bancada.
Os partidos teriam ainda um fundo partidário quase bilionário, de R$ 954 milhões, além de seis governadores e 1.343 prefeitos, a maior quantidade entre as legendas.
A federação também acumula os ministérios do Turismo, Integração Nacional e Comunicações, pelo União, e o Ministérios dos Esportes e o comando da Caixa pelo PP.
A senadora Tereza Cristina (PP), que vai comandar a federação no estado, aprovou a junção partidária e afirmou que se criou um bloco forte para 2026.
“É bloco forte para convencer outros parlamentares a virem conosco numa agenda para o Brasil”, disse à imprensa. “Ganhamos um transatlântico, mas precisamos de bondes timoneiros”, complementou.