CapitalDestaques

Mobilização nacional tira professores das salas e escolas públicas não terão aulas na quarta-feira

Crianças e adolescentes que estudam nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande e de outras cidades do interior do estado não terão aulas na quarta-feira (23). Os educadores participarão da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que segue até o dia 28 com atividades e ações em prol da categoria.

Na Capital, a mobilização acontece a partir das 09 horas na Praça do Rádio. É esperada a participação de professores de outras cidades. A iniciativa é liderada pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), com apoio dos 74 Sindicatos Municipais filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Entre as pautas da mobilização está o fim da privatização das escolas públicas, além da realização de concurso público, piso salarial e a valorização das carreiras dos profissionais da educação. Os professores irão sair em passeata pelas principais ruas e avenidas do centro de Campo Grande explicando para a população o motivo da paralisação.

Já a partir das 14h, a FETEMS promove uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o Projeto de Lei (PL) 2614/2024, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), que após aprovado terá validade entre os anos de 2025 e 2035. Terá uma palestra ministrada pela professora Dra. Andréia Militão, da UEMS.