Conheça o cupuaçu, bom para o sistema imunológico, digestivo e cardiovascular
Nativo da Amazônia, o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma fruta típica do Brasil, principalmente das regiões Norte, como Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Parente próximo do cacau, ele cresce em árvores que podem chegar a 15 metros de altura e produz frutos grandes, com casca grossa e polpa branca e cremosa.
O cupuaçu tem origem indígena e seu nome vem do tupi: kupa’u su, que significa “coco grande”. Há séculos, povos indígenas já o consumiam, tanto pela nutrição quanto por suas propriedades medicinais.
Hoje, o cultivo do cupuaçu ainda é majoritariamente feito por pequenos produtores da Amazônia, em sistemas agroflorestais que preservam a biodiversidade local. A planta se adapta bem ao solo e clima úmido da região. A colheita geralmente acontece no início do ano, durante a estação chuvosa.

Benefícios para a saúde
A polpa do cupuaçu é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, C e em minerais como cálcio, fósforo e ferro. Também contém antioxidantes e ácidos graxos essenciais, o que o torna benéfico para o sistema imunológico, digestivo e cardiovascular. Seu alto teor de fibras ajuda na saciedade e no funcionamento intestinal.
Além disso, as sementes do cupuaçu são usadas para produzir a chamada “manteiga de cupuaçu”, rica em ácidos graxos que hidratam a pele e os cabelos — muito usada na indústria cosmética.
Usos culinários e industriais
Na cozinha, o cupuaçu é versátil. Sua polpa é usada em sucos, sorvetes, mousses, geleias, bombons e recheios de bolo. Por ter um sabor marcante, levemente ácido e aromático, é muito valorizado na confeitaria brasileira.
A indústria também aproveita o cupuaçu em cosméticos, como cremes, shampoos e sabonetes, devido ao seu poder hidratante.

3 receitas com cupuaçu
1. Suco de cupuaçu com leite
- 1 copo de polpa de cupuaçu congelada
- 2 copos de leite gelado
- 2 colheres de sopa de açúcar (ou mel, a gosto)
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva gelado.
2. Mousse de cupuaçu
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara de polpa de cupuaçu
Bata os ingredientes no liquidificador, coloque em taças e leve à geladeira por 4 horas.
3. Bombom de cupuaçu
- 500g de chocolate ao leite (para cobertura)
- 300g de polpa de cupuaçu
- 200g de leite condensado
Cozinhe a polpa com o leite condensado até virar um creme espesso. Deixe esfriar, enrole em bolinhas e banhe no chocolate derretido. Leve à geladeira até endurecer.