Dois vetos são mantidos e um projeto é aprovado
Além deste projeto, dois vetos foram analisados pelos deputados, que votaram a favor da manutenção de ambos e, portanto, as propostas foram arquivadas. O primeiro é relativo ao Projeto de Lei 40/2015, de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB). Pela proposta do parlamentar, as agências bancárias ficariam obrigadas a receber, em seus caixas, com atendimento presencial, os pagamentos das contas de água, luz, telefone e taxas diversas. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou integralmente alegando vício de inconstitucionalidade.
Também foi mantido o veto parcial ao Projeto de Lei 251/2017, de autoria do Deputado Pedro Kemp (PT), que “estabelece sanções administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação racial”. O governador alegou “vício de inciativa”, ou seja, que o item vetado é de responsabilidade do Executivo legislar.
Pedro Kemp usou a fala em aparte e disse que concordou com veto parcial. “Fui chamado pelo governador para formar uma comissão que fará uma minuta de um decreto que regulamentará essa lei, para que ela possa valer com mais eficácia e eficiência, então estou concordando, pois posteriormente com esse decreto a população não ficará sem o direito de denunciar casos de discriminação”, justificou Kemp que já havia usado a tribuna para pedir a regulamentação – confira aqui.