Geral

Padrinhos e empresas parceiras receberão selo Amigo do Projeto Padrinho

Com uma cerimônia que promete ser emocionante, o Tribunal de Justiça, por meio da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, realiza nesta terça-feira (29), no auditório da Esmagis, na sede campo da Amamsul, às 19h30, a solenidade de abertura do Curso de Preparação para Padrinhos (CPP). Haverá ainda a entrega do selo Amigo do Projeto Padrinho.

Devem compor a mesa de autoridades o presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro; a coordenadora da Infância e da Juventude de MS, Desa. Elizabete Anache; a juíza da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, Katy Braun do Prado; e o secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva.

Pela programação, receberão certificados os padrinhos afetivos, padrinhos colaboradores (psicólogos, fonoaudióloga, dentistas, médicos e padrinhos nas áreas de esportes, libras e reforço escolar), além de padrinhos financeiros.

Entre as empresas parceiras a receber os certificados estão a Plaenge, CIEE, IKMC, IAP, Ótica Veneza, Urban, Hedge, Grupo Pereira (Comper), Farmácia Mais Popular, Agepen, Maternidade Cândido Mariano, Sabin, Energisa, Clínica Anjos da Saúde, Cassems, Multicasa, MPT, Cruz Vermelha, Mãe Águia, Suporte, 9° Batalhão de Suprimentos do Comando Militar do Oeste e o Instituto Mirim.

Saiba mais – O Projeto Padrinho existe em Mato Grosso do Sul desde junho de 2000, idealizado pela então juíza da Vara da Infância e Juventude da Capital, Maria Isabel de Matos Rocha, com objetivo de sensibilizar a sociedade a conhecer a realidade das crianças institucionalizadas e contribuir com ajuda humana e material.

O programa de apadrinhamento pretende estimular a manutenção de vínculos de crianças e adolescentes acolhidos com pessoas da comunidade, que se habilitam na forma de padrinhos e madrinhas, compromissados a estabelecer relação de afeto, de respeito e de cuidado, ampliando oportunidades de convivência familiar e comunitária.

Importante lembrar que a participação no Projeto Padrinho não resulta em privilégios ou preferência em eventual processo de adoção do apadrinhado ou de qualquer outra criança ou adolescente, daí a importância do Curso de Preparação para Padrinhos para que os interessados em apadrinhamento conheçam as regras do programa – inclusive o fato de que seu desligamento, por vontade própria, não impede futura participação.

São modalidades de apadrinhamento:

– afetivo: proporciona atenção e carinho a crianças ou adolescentes acolhidos, orientando-as quanto à saúde e à educação, promovendo a convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes;

– material: presta atendimento às necessidades materiais ou financeiras da criança ou do adolescente e suas respectivas famílias, das entidades de acolhimento ou das famílias acolhedoras, com auxílio material ou financeiro como a doação de material escolar, vestuário, brinquedo, o patrocínio de curso profissionalizante, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou outra especificidade da criança ou adolescente, conhecendo ou não os afilhados;

– prestador de serviço: presta serviço gratuitamente, de acordo com a natureza de sua profissão ou ofício, a crianças e adolescentes acolhidos e suas respectivas famílias em vias de reintegração, das entidades de acolhimento ou das famílias acolhedoras;

– cultural: patrocina o acesso à cultura para crianças e aos adolescentes de forma coletiva, como cinema, teatro, museu, espetáculos artísticos e livros.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Adoção do Fórum, situado na Rua da Paz, 14, e pelos telefones 3317-3512, 3317-3548 e 3317-3551.