PL cria ‘Banco de Negócios’ para incentivar o espírito empreendedor
Campo Grande pode ter, em breve, uma plataforma online para compartilhamento, desenvolvimento e colaboração em ideias de negócios. Chamado de Banco de Negócios, a proposta é tema de um Projeto de Lei (11.395/24) em tramitação na Câmara Municipal, previsto para ser debatido e votado na sessão da próxima terça-feira (18), a primeira do novo ano legislativo.
A matéria explica que o Banco vai promover o empreendedorismo, fomentar a criação e o desenvolvimento de novos negócios, e estimular a colaboração entre empreendedores, investidores e demais agentes do ecossistema empreendedor.
Se aprovado e sancionado, deverá ser criado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande uma plataforma online que permita o cadastro e a divulgação de negócios e ideias empreendedoras, bem como a interação entre empreendedores e investidores.
Será oferecido suporte e capacitação aos empreendedores por meio de cursos, workshops e mentorias, e estabelecer parcerias com instituições de ensino, empresas e demais organizações para o fortalecimento e o desenvolvimento de ações conjuntas.
O PL estabelece que as instituições de ensino deverão integrar o Banco de Negócios às suas atividades curriculares, “promovendo ações de incentivo e disponibilizando recursos e suporte para os alunos interessados em desenvolver projetos empreendedores”, cita.
Os estudantes poderão utilizar a plataforma para desenvolver e submeter projetos de negócios como parte de suas atividades acadêmicas, com possibilidade de receber feedback de empreendedores e especialistas.
Além disso, a plataforma terá como funcionalidade o estabelecimento de estágios e programas de treinamento em colaboração com negócios locais e startups para proporcionar experiência prática aos estudantes.
A Projeto define ainda que um órgão público definido pela Prefeitura ficará responsável pela manutenção do Banco e que poderão ser oferecidos incentivos fiscais às empresas que contribuam para a manutenção e desenvolvimento da plataforma.
Autor do PL, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), justificou que o Banco de Negócios vai fomentar novos negócios. “Vai preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e incentivar um espírito empreendedor desde cedo”, disse.