Esportes

Costa Rica lidera entre clubes sul-mato-grossenses no ranking da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) atualizado com base nos resultados das competições disputadas até 2024. Entre os 238 clubes listados, quatro representam o Mato Grosso do Sul, com o Costa Rica Esporte Clube (CREC) ocupando a melhor posição.

O Costa Rica somou 608 pontos e agora está na 109ª posição, subindo 50 colocações em relação ao ranking anterior. O avanço se deve à participação na Copa do Brasil, onde o time foi eliminado na primeira fase pelo América-RN após perder por 2 a 1 no Estádio Laertão. Na Série D do Campeonato Brasileiro, o Costa Rica passou da primeira fase, mas foi eliminado na segunda fase pelo Cianorte-PR.

O Operário, outro representante do estado, aparece na sequência com 529 pontos acumulados desde 2020. Nesta temporada, o clube disputou a Copa do Brasil e foi eliminado na primeira fase ao empatar em 0 a 0 com o Operário-PR em Campo Grande. Com esse resultado, o Operário caiu seis posições no ranking, ocupando agora a 114ª colocação.

O RNC é elaborado pela CBF considerando o desempenho dos clubes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nos últimos cinco anos, com maior peso atribuído às temporadas mais recentes.

Costa Rica lidera entre clubes sul-mato-grossenses no ranking da CBF
Operário disputou a Copa do Brasil neste ano, mas foi eliminado pelo Operário Ferroviário na primeira fase (Foto: Vinícius Eduardo/@eduardofotoms)

Depois, aparecem dois clubes que disputaram competições nacionais no período considerado pelo Ranking. O Águia Negra, com 228 pontos, está na 170ª posição e o Aquidauanense, com 45 pontos, é o 236º e antepenúltimo colocado.

Nacional

O Flamengo se manteve na liderança pelo quinto ano seguido. O clube do Rio de Janeiro apresenta 16.996 pontos. Entre os feitos deste ano, está a conquista da quinta Copa do Brasil. O Rubro-Negro carioca está à frente do São Paulo, com 14.832 pontos, e do Palmeiras, que tem 14.536 pontos. Estão atrás da dupla paulista o Corinthians, com 13.802 pontos, e o Atlético Mineiro, que soma 13.713.

Campeão brasileiro, o Botafogo saltou seis posições e ocupa a oitava posição, com 11.652 pontos.