destaques direitaPolítica

Lula deve visitar Ribas do Rio Pardo para inaugurar fábrica nova da Suzano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve participar da solenidade de inauguração da nova fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, agendado para a quinta-feira (05). A informação é de deputados petistas, próximos ao chefe do Executivo Federal.

Por questões de segurança, a agenda diária do presidente é divulgada à imprensa somente momentos antes de acontecer, com isso, não é possível ter a certeza se Lula participará do ato ou de outros compromissos públicos no estado.

Se vier, essa será a terceira visita de Lula a Mato Grosso do Sul neste mesmo ano. Em abril, esteve em Campo Grande para inaugurar a exportação de carne à China da empresa JBS. Em junho, sobrevoou o Pantanal no ápice dos incêndios florestais.

A expectativa era de que Lula também fosse até a Terra Indígena (TI) Ñande Ru Marangatu, localizada em Antônio João, onde houve o acordo para compra do território ocupado por fazendeiros com recursos da União e do Governo do Estado.

O fim do conflito é visto como uma vitória histórica e serve de modelo para outras regiões do País que também registraram disputas por terras. A solenidade aconteceria na própria aldeia indígena na quarta-feira (04), um dia antes do evento em Ribas.

A Suzano inaugurou a sua nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo no dia 21 de julho deste ano. O projeto, chamado de “Projeto Cerrado”, foi anunciado em maio de 2021 e teve um investimento total de R$ 22,2 bilhões.

A expectativa é que a planta tenha capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano. A Suzano, líder do mercado brasileiro de celulose e papel, é a maior fabricante de celulose do mundo e uma das maiores da América Latina.