Maguila, a lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos em São Paulo
Morreu nesta quinta-feira (24) o ex-boxeador e um dos mais populares atletas brasileiros, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos.
Boxeador na categoria peso-pesado, o cartel é de 85 lutas em 17 anos de carreira e saldo de 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico.
Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman, sendo que foi derrotado em ambas.
Quando parou de lutar, Maguila ganhou notoriedade por enfrentar a encefalopatia traumática crônica, a ‘demência pugilística’, sendo diagnosticado em 2013.
Segundo a família do ex-atleta, há 30 dias foi descoberto um nódulo no pulmão, tiraram dois litros de água do órgão, mas não conseguiram fazer a biópsia.
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. O interesse pelo boxe começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, em especial, de Muhammad Ali.
Aos 14 anos se mudou para São Paulo (SP), onde passou fome. Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981, na “Forja de Campeões”.
O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo e dono do título até 1995.
Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa no primeiro round. Ele manteve o título por 10 anos.
Em 1985, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, Maguila perdeu sua invencibilidade ao ser nocauteado pelo argentino Daniel Falconi.
O brasileiro, no entanto, conseguiu dar o troco. No ano seguinte, no mesmo palco, ele não somente teve sua revanche, como também deu um fim à carreira do rival.
Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.
Ele também foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, em 1995, ao venceu Johnny Nelson, em Osasco, pela Federação Mundial de Boxe (WBF).
Maguila pendurou as luvas em 2000, quando foi nocauteado por Daniel Frank no dia 29 de fevereiro daquele ano.