DestaquesSaúde

Cães e gatos também podem ter câncer de mama, útero e ovário, alerta veterinário

Você sabia que cães e gatas têm alta incidência de câncer de mama? Exatamente por conta disso, é preciso que os tutores tenham atenção e tomem as medidas preventivas para evitar o sofrimento dos bichinhos.

Segundo o médico veterinário da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), Samuel Figueira, os animais também correm o risco de desenvolverem a doença no útero e ovário.

“A castração é um dos métodos mais eficazes para prevenir esses tipos de câncer. Além disso, desaconselhamos o uso de injeções anti-cio, que muitas pessoas desconhecem, mas que podem estimular a formação de tumores”, contou o profissional.

Dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) apontam que aproximadamente 60% das cadelas e 30% das gatas podem desenvolver câncer de mama. Para conscientizar, a Superintendência está lançando de forma inédita a campanha Outubro Rosa Pet.

Estudos indicam que cerca de 80% dos animais acima de sete anos podem desenvolver esses tipos de câncer. A castração precoce, realizada em animais jovens, é uma das formas mais eficazes de prevenção.

“Muitos tutores recorrem à injeção anti-cio por falta de informação. Em alguns estados do Brasil, a aplicação desse hormônio só é permitida com indicação de um médico veterinário. Aqui em Mato Grosso do Sul não temos essa restrição”, comenta Samuel.

Sintomas dos tumores em cães e gatos

Os tumores em cães e gatos, incluindo câncer de mama, ovário e útero, podem apresentar uma série de sintomas, variando conforme for a localização e a gravidade.

Câncer de Mama

O câncer de mama é mais comum em fêmeas não castradas, especialmente após os 6 anos.

Sintomas:

  • Presença de nódulos ou caroços palpáveis nas mamas.
  • Inchaço ou aumento das glândulas mamárias.
  • Secreção de sangue ou outro líquido anormal nos mamilos.
  • Ulceração ou feridas na pele da região mamária.
  • Perda de apetite e letargia em casos avançados.

A castração precoce, antes do primeiro cio, reduz significativamente o risco de câncer de mama em cadelas e gatas.

Tumores de Ovário

Os tumores ovarianos são raros em cães e gatos, mas podem ocorrer principalmente em fêmeas mais velhas e não castradas.

Sintomas:

  • Distensão abdominal devido ao crescimento do tumor.
  • Mudanças no ciclo estral (cio irregular, prolongado ou ausência de cio).
  • Perda de apetite e perda de peso.
  • Letargia e fraqueza.
  • Acúmulo de líquido no abdômen (ascite), em casos mais graves.

Tumores de Útero

Os tumores uterinos também são relativamente raros, mas ocorrem em cadelas e gatas, geralmente em animais mais velhos e não esterilizados.

Sintomas:

  • Secreção vaginal anormal, como pus ou sangue, sem relação com o ciclo estral.
  • Aumento do abdômen.
  • Dificuldade em urinar ou defecar, devido à pressão do tumor.
  • Perda de peso e apetite.
  • Letargia e sinais de dor abdominal.

Se o animal apresentar qualquer um desses sintomas, é importante procurar um veterinário para diagnóstico e tratamento adequados. A intervenção precoce aumenta as chances de recuperação e bem-estar.

Programa de castração vai percorrer os 79 municípios de MS

O Governo do Estado terá um programa para castração pública. “A previsão de início é no próximo ano e vai realizar castrações gratuitas em cães e gatos, independentemente de raça e peso, com limite de idade de até oito anos”, explicou.

O veterinário também disse que as cirurgias serão feitas em unidades móveis, com toda a estrutura necessária, incluindo centro cirúrgico e pós-operatório. “O agendamento será feito online. Os animais serão microchipados para incentivar a guarda responsável”.

A castração é um procedimento minimamente invasivo. “No caso de cadelas e gatas, removemos os ovários e o útero, bloqueando a produção de hormônios que podem estimular o desenvolvimento de tumores”.

Para mais informações sobre a campanha, a Suprova disponibiliza o telefone (67) 3316-9192. A Superintendência está localizada no Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho”, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, em Campo Grande.