TecnologiaTrânsito

Caminhões não terão mais espelhos retrovisores

Os caminhões não têm mais retrovisor, e não é uma promessa futurista, já é uma realidade disponível para compra. A novidade foi apresentada pela Mercedes Benz durante a Fenatran, maior feira automobilística da América Latina e que está acontecendo nesta semana em São Paulo (SP).

A nova geração de caminhões Actros não virá com os tradicionais espelhos retrovisores nas laterais, mas sim com duas câmeras de alta resolução instaladas em pontos estratégicos do veículo. O sistema, chamado de MirrorCam, capta imagens e transmite em tempo real para duas telas verticais, de 15 polegadas.

Na parte interior, é replicada uma imagem panorâmica, enquanto o restante da tela mostra um quadro mais fechado, como em um retrovisor comum. Ainda é possível alterar o ângulo da câmera por meio de comandos na porta do motorista.

E tem mais tecnologia no novo caminhão da marca. Um dispositivo de segurança alerta o motorista, se ele estiver dormindo na cabine, caso alguma movimentação suspeita ocorra do lado de fora.

Com a MirromCam, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros. Também oferece a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão para manter sempre na imagem a extremidade do implemento.

De acordo com a construtora, a troca dos espelhos por câmera é consequência da economia de combustível, estimada em 1,3%. O veículo se torna mais aerodinâmico sem os espelhos convencionais.

O novo Actros já está sendo vendido e os primeiros modelos têm previsão de entrega para abril de 2020. As câmeras no lugar do espelho são opcionais e custam R$ 10 mil, ou 2% do preço do veículo, estimado em R$ 500 mil.

“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Com o MirrorCam, estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão. Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”, concluiu.