Influencer com 107 mil seguidores é investigado por postar fake news em Nova Andradina
Um influencer de Nova Andradina, que acumula mais de 107 mil seguidores apenas no seu perfil na rede social Instagram, foi alvo de uma operação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina nesta quarta-feira (02).
Segundo a apuração, o sujeito está sendo investigado por disseminação de desinformação e fake news na campanha eleitoral municipal, além de outros crimes correlatos. Contra ele, foi deflagrada a Operação Fake Fire, que cumpriu mandados de busca e apreensão em residências vinculadas ao influencer e medidas cautelares.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) aponta que ele realizou a divulgação de desinformação durante o processo eleitoral, além de outras condutas que possuem capacidade de macular a lisura das eleições. Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, aparelho celular e dispositivos de armazenamento.
O investigado deverá usar a tornozeleira eletrônica, está proibido de se ausentar da comarca sem autorização judicial, se recolher no período das 19h às 7h em dias úteis e em tempo integral em feriados, fins de semana e dias de folga, além de estar proibido de utilizar qualquer meio para divulgar informações relacionadas à campanha eleitoral.
A justiça ainda advertiu expressamente o investigado de que o descumprimento de qualquer medida cautelar fixada poderá ensejar a decretação de prisão preventiva, entre outras medidas. Os mandados judiciais foram expedidos pela Juíza Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina.