DestaquesGeral

Onda de calor e frente fria vão criar intensas instabilidades atmosféricas em MS a partir da quinta-feira

Duas cidades de Mato Grosso do Sul registraram as maiores temperaturas de todo o Brasil nesta quarta-feira (25), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Grande parte do estado está enfrentando uma nova onda de calor, a sétima do ano, que deve perdurar pelo menos até a sexta-feira (27), quando uma frente fria chega mudando o clima.

Onda de calor e frente fria vão criar intensas instabilidades atmosféricas em MS a partir da quinta-feira
Onda de calor e frente fria vão criar intensas instabilidades atmosféricas em MS a partir da quinta-feira

O Inmet ressalta que o recorde histórico de calor em Mato Grosso do Sul é de 44,6°C registrado nas cidades de Água Clara, em 05/10/2020, e em Paranaíba no dia 07/10/2020. No caso de Campo Grande, a maior máxima já registrada em toda a história da medição foi de 41°C no dia 5/10/2020.

Ainda segundo a previsão, a onda de calor na quinta-feira (26) vai atingir 40 cidades até às 23h59. O alerta está classificado na cor vermelha, que representa grau de Grande Perigo. Também há alerta para a baixa umidade relativa do ar.

Água ClaraBrasilândiaFigueirãoRio Negro
AlcinópolisCamapuãInocênciaRio Verde de Mato Grosso
AnastácioCampo GrandeJaraguariRochedo
AnaurilândiaCassilândiaNova Alvorada do SulSanta Rita do Pardo
AngélicaChapadão do SulNova AndradinaSão Gabriel do Oeste
Aparecida do TaboadoCorguinhoParaíso das ÁguasSelvíria
AquidauanaCorumbáParanaíbaSidrolândia
BandeirantesCosta RicaPedro GomesSonora
BataguassuCoximRibas do Rio PardoTerenos
BatayporãDois Irmãos do BuritiRio BrilhanteTrês Lagoas

Frente Fria

A previsão indica que a frente fria avançará sobre o Brasil na quinta, quebrando o ciclo de dias quentes que algumas regiões têm enfrentado. O sistema traz instabilidades significativas para grande parte do país, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul.

A maior preocupação com a frente fria está no forte contraste entre a massa de ar fria e a massa de ar quente. Quando o ar frio, mais denso, encontra o ar quente, mais leve, o ar quente é empurrado rapidamente para cima, gerando intensas instabilidades atmosféricas.

Esse processo resulta na formação de nuvens carregadas e tempestades severas, com possibilidade de ventos fortes, granizo e raios. Esse fenômeno é conhecido como frente fria, e a diferença de temperatura e pressão entre as massas de ar amplifica o risco de eventos meteorológicos extremos.

Campo Grande em risco

A Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta para a probabilidade de chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo, aliada a disponibilidade de calor e umidade.

Antecedendo a chegada da frente fria, na quinta-feira os ventos aumentam a sensação de calor e irão favorecer o transporte de fumaça vinda de região amazônica, consequentemente, promovendo a queda da qualidade do ar.

Já na sexta-feira (27), ocorre quedas das temperaturas de forma repentina, principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul. Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 19-22°C e máximas entre 32-37°C para as regiões sul e sudeste do estado.

Em Campo Grande, as mínimas estarão entre 23-25°C e as máximas entre 33-35°C. Os ventos atuam entre o quadrante oeste e sul com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil recomenda que em casos de tempestades e chuvas com granizos fique em local fechado e seguro, tire os eletroeletrônicos das tomadas e guarde os pets em local seco e coberto.