Advogado com registro na OAB/MS é preso com 2,6 toneladas de cocaína na África
Um advogado com a matrícula na seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), registrada na cidade de Coxim, foi preso no último dia 07 deste mês em Bassau, capital de Guiné-Bissau. O profissional foi flagrado transportando uma carga de 79 fardos de cocaína, considerada a maior apreensão da droga da história daquele país.
Segundo a apuração, o advogado reside atualmente na Cidade do México (México). Além dele, outras quatro pessoas, sendo dois mexicanos, um colombiano e um equatoriano também foram enquadradas pelo crime.
O grupo chegou ao país africano num avião Gulfstream IV, com matrícula XA-SBT, que decolou da Venezuela. No momento em que o avião pousou no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, houve uma fiscalização policial.
Batizada de “Landing”, a operação foi uma cooperação internacional envolvendo a DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos e o Maoc (N) (Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos), iniciativa de seis países membros da União Europeia.
Ao todo, foram 2,06 toneladas de drogas apreendidas no avião. “Medidas severas vão ser tomadas contra todos os implicados neste ato criminoso de aterrissagem no aeroporto Osvaldo Vieira de uma aeronave carregada de cocaína”, declarou a Presidência da República guineense.