Obras na BR-163, entre Campo Grande e Jaraguari, devem ser concluídas antes do prazo
Deve ser liberado ao longo dos próximos dias o trecho da rodovia federal BR-163, entre as cidades de Campo Grande e Jaraguari, que está interditado desde o último dia 20 deste mês, quando houve o rompimento da barragem de uma lagoa situada em um condomínio de luxo naquelas imediações. A força da enxurrada fez parte da pista desmoronar.
Até então, a expectativa era de que os trabalhos estivessem prontos em 15 dias, no entanto, o gerente de engenharia da CCR MSVia, Marcus Vinícius Pereira, destacou que as obras já estão bem avançadas e ficará pronta antes do previsto. Ele citou ainda que uma força-tarefa foi colocada em ação para garantir o rápido reparo na pista.
“Aumentamos nosso efetivo, ultrapassando a marca de 100 colaboradores atuando nas intervenções. Por dia, recebemos mais de 80 carretas carregadas com pedras, que garantem a execução do aterro. Assim, conseguimos adiantar os trabalhos e poderemos iniciar brevemente os serviços de reconstrução do pavimento”, pontuou.
As obras ocorrem entre os kms 500 e 501, no local, as equipes da CCR MSVia já finalizam o aterramento para, em seguida, iniciar o processo de pavimentação. Os operários estão atuando 24h por dia, em regime de revezamento de turnos, tudo para que a estrada possa ser librada o mais rápido possível.
“Realizamos um planejamento logístico que possibilitou que as entregas dos materiais da obra fossem mais ágeis do que o previsto. Com isso, as ações progrediram e conseguimos, ainda, diminuir o tempo de espera do cliente nas filas do ‘pare e siga’, priorizando a segurança e, ao mesmo tempo, garantindo a fluidez da rodovia”, explicou o gerente de operações da CCR MSVia, Arrison Szesz.
Ao todo, a empresa movimenta mais de 50 equipamentos essenciais para a obra, incluindo escavadeiras, caminhões, rolos compactadores e tratores de esteira. Até o final das atividades, estima-se utilização de 16 mil toneladas de pedras, 400 toneladas de asfalto, 1.000 metros de defensas metálicas, além de instalação de novo sistema de drenagem.
Orientações
Enquanto houver intervenções na pista, o trecho continuará com fluxo em sistema ‘pare e siga’. Dessa forma, o local apresenta lentidão de tráfego, principalmente em horários de pico. A Concessionária trabalha para minimizar ao máximo esse tempo, buscando agilizar as liberações em ambos os sentidos.
Para minimizar os impactos do tempo de espera na rodovia durante as operações de “pare e siga”, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), por meio de sua Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, indica aos motoristas possíveis rotas alternativas.
Uma das opções é o desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-010 (rodovia pavimentada até Rochedinho) e posterior acesso a MS-244. Outra escolha indicada é o desvio entre a BR-163/MS e a MS-080 e posterior acesso a MS-430, seguindo até a cidade de São Gabriel do Oeste. Por fim, existe, ainda, a alternativa de desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-080, e posterior acesso a BR-419, rumo a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.