Em MS, mais de 150 denúncias já foram registradas no aplicativo Pardal
Balanço divulgado pela Justiça Eleitoral nessa terça-feira (27) aponta que já foram realizadas 156 denúncias de propaganda eleitoral irregular desde o início da campanha, no último dia 16. Em uma multiplicação simples, é possível dizer que são registradas 15 situações por dia no estado pelo aplicativo Pardal.
Do total de denúncias, 67 são contra candidatos a prefeito, 55 de vereadores e somente duas de vice-prefeito. Em todo o estado, 22 municípios já tiveram, ao menos, um candidato denunciado nestes 10 primeiros dias de campanha aberta. Em todo o país, já foram registradas 14 mil relatos.
O balanço mostra que a cidade de Jardim lidera o ranking com exatas 30 denúncias. Campo Grande vem logo em seguida, com 22, acompanhada por Bodoquena (20), Nova Andradina (15), São Gabriel do Oeste (14), Batayporã (11) e Pedro Gomes (9).
O aplicativo Pardal foi desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e está disponível gratuitamente para baixar nos sistemas Android e iOS, oferecendo aos eleitores a possibilidade de denunciar irregularidades durante a campanha eleitoral de 2024.
As denúncias podem ser realizadas por qualquer pessoa, de forma anônima ou não, mas é preciso ter provas, como fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, mas em caso de má-fé o usuário responderá pelo ato.