destaques direitaEsportes

Formato novo do Estadual é aposta da FFMS e dos clubes para atrair mais público

A primeira divisão do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol de 2025 terá um formado diferente do tradicional. Na próxima edição, todos os 10 clubes participantes irão se enfrentar em sistema de pontos-corridos, mas desta vez será em turno único.

A novidade foi apresentada na quinta-feira (22) aos presidentes dos clubes já garantidos na competição e a diretoria interina da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), responsável pela organização, em reunião na nova sede da entidade.

Ficou decidido que Estadual terá início no dia 19 de janeiro de 2025, com a fase inicial somando nove rodadas. Das 10 equipes participantes, os dois primeiros colocados avançarão para as semifinais e os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão.

Além disso, os times que ficarem entre a terceira e a sexta posição farão um quadrangular, com partidas e ida e volta, no qual o terceiro enfrentará o sexto e o quarto jogará contra o quinto, os mais bem colocados ainda terão a vantagem do mando de campo na volta.

Ao todo, o campeonato terá 55 jogos. As equipes já confirmadas são: Operário, atual campeão, Aquidauanense, Corumbaense, Costa Rica, Coxim, Dourados, Ivinhema e a Portuguesa. Além disso, há duas vagas abertas que serão do campeão e vice da Série B deste ano, que começa no próximo mês.

A grande final da competição será realizada no dia 13 de abril. Conforme a FFMS, o novo formato foi criado visando motivar os torcedores, oferecendo partidas diferentes e mais emocionantes em relação aos anos anteriores.

A expectativa é que o modelo valorize a regularidade dos times, torne a competição mais dinâmica e atraente, e aumente o engajamento do público, fortalecendo o futebol sul-mato-grossense.

Durante a reunião, também houve a orientações sobre os novos modelos de laudos obrigatórios para os estádios e ainda outras questões burocráticas relacionadas à inscrição de atletas para a nova temporada.