DestaquesGeral

MS está em alerta vermelho para nova onda de calor; frio intenso chega no fim de semana!

Se você está esperando pela chegada de uma frente fria, pode ir guardando o casaco de volta no armário, isso porque a previsão agora é bem oposta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta máximo nessa quarta-feira (21) para a maior parte de Mato Grosso do Sul indicando uma nova onda de calor pelo menos até o sábado (23).

Conforme o órgão, o alerta está classificado na cor vermelha, ou seja, de Grande Perigo. A previsão aponta que as temperaturas deverão ficar 5 °C ou mais graus acima da média típica para a época do ano pelos próximos cinco dias. O aviso começa às 18 horas de hoje e segue até às 12 horas de sábado, podendo ser prorrogado.

Ao todo, são 62 cidades na área de alerta:

Água ClaraCampo GrandeItaporãParanaíba
AlcinópolisCassilândiaItaquiraíPedro Gomes
AnastácioChapadão do SulIvinhemaPorto Murtinho
AnaurilândiaCorguinhoJaraguariRibas do Rio Pardo
AngélicaCorumbáJateíRio Brilhante
Aparecida do TaboadoCosta RicaJutiRio Negro
AquidauanaCoximLadárioRio Verde de Mato Grosso
BandeirantesDeodápolisMaracajuRochedo
BataguassuDois Irmãos do BuritiMirandaSanta Rita do Pardo
BatayporãDouradinaNaviraíSão Gabriel do Oeste
BodoquenaDouradosNioaqueSelvíria
BonitoFátima do SulNova Alvorada do SulSidrolândia
BrasilândiaFigueirãoNova AndradinaSonora
CaarapóGlória de DouradosNovo Horizonte do SulTaquarussu
CamapuãInocênciaParaíso das ÁguasTerenos
   Três Lagoas
   Vicentina

Na terça-feira (20), Campo Grande registrou a maior temperatura do ano, segundo o Inmet. A máxima foi de 37,5 °C, ultrapassando o recorde anterior, que era de 36,8 °C registrado no dia 17 de agosto.

Beba água e evite o Sol

Ao mesmo tempo, com o aumento da temperatura, a baixa umidade relativa do ar pode ficar em níveis considerados ruins para a saúde humana. Na quinta-feira (22), já há um alerta para todo o MS nesse sentido.

A previsão indica que no horário das 11 às 19 horas a umidade relativa do ar deve variar entre 30% a 20%. A orientação da Defesa Civil é consumir água e evitar atividades físicas nesse período do dia e também a exposição ao Sol.

E o tal do frio?

Apesar da onda de calor, a meteorologia continua prevendo a chegada de um frente fria até o final desta semana em Campo Grande. A massa de origem polar será forte, proporcionando uma acentuada a queda de temperatura.

O ar frio deverá vir acompanhado de um pouco de chuva para algumas áreas do estado. Há possibilidade de chuva na sexta-feira e no sábado na região de Campo Grande. Até o dia 21, já choveu 33 mm em agosto na cidade, 114% da média normal para o mês.