Frio eleva abordagem da SAS a pessoas em situação de rua em Campo Grande
Entre a noite de ontem (9) e madrugada deste sábado (10), 52 pessoas em situação de rua foram abordadas pela equipe Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), com acolhimento de 45 no para Centro Pop. Quando há recusa, os profissionais ofertam cobertores para minimizar o frio.
As equipes realizaram abordagens nas proximidades da antiga rodoviária, em praças, viadutos e entroncamentos, locais frequentemente utilizados como abrigo pela população em situação de rua. Além disso, percorreu bairros conforme denúncias e ligações feitas pela própria população, com o objetivo de identificar pontos de vulnerabilidade em todas as regiões de Campo Grande.
Após o acolhimento, essas pessoas têm a oportunidade de realizar higiene pessoal, receber atendimento psicossocial e fazer quatro refeições diárias. No Centro Pop, também é possível emitir documentos, receber acompanhamento psicojurídico-social e ser encaminhado para comunidades terapêuticas ou unidades de acolhimento institucional.
De acordo com a SAS, muitos não aceitam ser acolhidos porque fazem uso de substâncias e não querem se isolar nos abrigos. A equipe também não realiza abordagem que possa colocar a integridade física dos servidores em risco.
Morte
Um soldado da reserva remunerada da Polícia Militar, de 58 anos, que vivia em situação de rua, foi encontrado morto em Campo Grande, possivelmente vítima de hipotermia, na manhã deste sábado.
Plantão
Quem encontrar algum morador em situação de vulnerabilidade, na rua, pode acionar o plantão da equipe da SAS nos números: (67) 99660-6539 e 99660-1469.