Parceria leva projeto de eficiência energética para a Morada dos Baís
A Prefeitura de Campo Grande e a Energisa MS firmaram um termo de cooperação para a execução do Projeto de Eficiência Energética na Morada dos Baís. A assinatura do termo ocorrida nesta sexta-feira (9) marca o início de um projeto que visa promover o uso consciente e sustentável de energia em um dos mais emblemáticos cartões postais da cidade.
O investimento previsto para a realização do projeto é de R$ 90 mil e engloba a substituição de luminárias, refletores e lâmpadas convencionais por tecnologias mais modernas e eficientes, como as luminárias, refletores e lâmpadas de LED. Essa mudança permitirá uma significativa economia de energia, com uma redução estimada em 11,01 MWh/ano no consumo da Morada dos Baís.
Além da economia de energia, a utilização das lâmpadas de LED proporcionará uma redução média de 20% no valor da conta de luz, o que representa um alívio financeiro significativo para a manutenção do espaço. A expectativa é que a modernização da iluminação também contribua para uma melhor preservação das instalações, garantindo maior durabilidade dos equipamentos e uma melhor qualidade da iluminação no local.
Também será realizado um estudo detalhado para que o projeto também contemple a climatização da Morada dos Baís. O objetivo é garantir que o espaço seja energeticamente eficiente não apenas na iluminação, mas também em relação ao controle da temperatura, proporcionando maior conforto para os visitantes e artistas que frequentam o local.
O projeto de eficiência energética faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que segue rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O programa visa promover o uso racional e eficiente da energia elétrica, incentivando a adoção de práticas e tecnologias que reduzam o consumo e minimizem os impactos ambientais.
Os trabalhos na Morada dos Baís estão previstos para começar em 10 dias e a expectativa é de que sejam concluídos dentro de 90 dias.