Vídeos mostram queda de avião que matou 61 pessoas em SP; não houve sobreviventes!
Nenhum dos 61 ocupantes da aeronave da companhia Voepass Linhas Aéreas que caiu na tarde desta sexta-feira (09) sobreviveu ao acidente. A confirmação é do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), que estão atendendo a ocorrência. Ainda não é possível afirmar o que provocou a queda, mas a suspeita é de que houve uma falha mecânica.
A suspeita de especialistas é de que tenha ocorrido um estol, quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar. O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo. O estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas —e na rota havia essa formação.
O avião de pequeno porte, turboélice, modelo ATR-72, transportava 58 passageiros e quatro tripulantes e caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP). A companhia informou que o voo saiu de Cascavel (PR) às 11h58 (DF) e tinha como destino a cidade de Guarulhos (SP). A aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Pelas redes sociais, vários vídeos mostram o avião rodopiando no céu e caindo rapidamente.