DestaquesMunicípios

Declínio na temperatura deve afetar o clima de 22 cidades no sul de MS a partir da noite desta quarta-feira

O sul de Mato Grosso do Sul está em alerta para o declínio na temperatura a partir das 18 horas desta quarta-feira (07). O aviso foi emitido mais cedo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme a consta, é esperada queda na temperatura entre 3ºC a 5ºC até às 23h59 de quinta-feira (08) – importante explicar que isso significa que a temperatura atual vai sofrer uma redução de até 5ºC e não que terá a mínima de 5ºC.

O aviso está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com leve risco à saúde humana. Ao todo, são 22 cidades na área de alerta:

AmambaiJaporã
Antônio JoãoJateí
Aral MoreiraJuti
CaarapóLaguna Carapã
Coronel SapucaiaMundo Novo
DouradosNaviraí
EldoradoParanhos
Fátima do SulPonta Porã
IguatemiSete Quedas
ItaporãTacuru
ItaquiraíVicentina

Já como consequência da mudança no clima, uma forte rajada de vento foi registrada durante a tarde em Dourados, inclusive, houve queda de uma árvore no cruzamento da Avenida Júlio Marques de Almeida com a Avenida Guaicurus, próximo ao Parque Alvorada.

Dados do Guia Clima da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) indicam que a velocidade do vento no município chegou aos 35,6 km/h. A temperatura máxima hoje foi de 33.0ºC, registrada às 12h44, sem chuva.

Frente fria começa hoje

A frente fria chega na noite desta quarta-feira e vai provocar uma virada no tempo novamente em muitos estados do centro-sul do País na madrugada e manhã da quinta-feira (08). 

Essa massa de ar frio vai avançar de forma continental e vai chegar no Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira, então Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá já irão terminar a semana com sensação de frio.

A meteorologia prevê que as temperaturas devem se manter mais baixas neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre o sábado e o domingo (11), mas no decorrer dos dias seguintes volta a esquentar gradativamente.

DESVIO
Foto: mapas de desvio de temperaturas – fonte: Climatempo