Jovem de MS perde parte do pulmão por fumar narquilé e cigarro eletrônico
Um jovem de 22 anos está realizando uma vaquinha virtual para arrecadar fundos que possam custear o tratamento de uma cirurgia que retirou parte do seu pulmão. Ele precisou passar pelo procedimento médico por conta do alto consumo de cigarros eletrônicos e narguilé.
O relato do paciente é impressionante e chama a atenção da sociedade para o risco do tabagismo. Há dois meses, ele deu entrada no Hospital de Miranda com suspeita de pneumonia em razão de apresentar tosses com sangue. Por conta da gravidade do quadro clínico, precisou ser transferido para Campo Grande.
O jovem foi internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), onde foi diagnosticado com Pneumonia e Derrame Pleural, sendo necessário retirar parte do pulmão que estava necrosado. Como consequência, desde o procedimento precisa usar um dreno para retirar o líquido que acumula no órgão.
No depoimento, ele confirma que sempre usou cigarros convencionais, porém, o pulmão foi comprometido pelo uso de narguilé e vapes. Em busca de conscientização, ele agora espera que a experiência própria sirva de alerta sobre os riscos associados ao uso de cigarro eletrônico e narguilé.
Atualmente, sem previsão de alta, o jovem aguarda por resultados de exames para saber se precisará passar por outra cirurgia. Por conta da situação, a família dele enfrenta dificuldades financeiras. A mãe precisou sair do emprego para cuidar do rapaz, além disso, também é preciso comprar medicamentos.
“Meu estado ainda é grave, sem previsão de alta e a minha mãe precisou pedir demissão do emprego dela para poder ficar comigo no hospital, por isso estamos pedindo essa ajuda”, descreve ele. A vaquinha online está disponível no link https://www.vakinha.com.br/4993068. A meta é arrecadar R$ 5 mil.