Vídeo: bandeira do RS resgatada por sul-mato-grossenses da enchente é entregue ao governador gaúcho
O momento em que uma equipe de bombeiros sul-mato-grossenses retira a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul de um amontoado de entulho e arbustos em plena enchente provocada pela tragédia climática no primeiro semestre deste ano se tornou um símbolo da missão de resgate e apoio e viralizou nas redes sociais de todo o País e do mundo. Nessa quinta-feira (1º), a mesma bandeira foi entregue ao governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) pelo sul-mato-grossense Eduardo Riedel (PSDB).
A bandeira gaúcha foi recuperada no dia 17 de maio na cidade de São Leopoldo, uma das mais afetadas pelas cheias dos rios gaúchos e que teve parte de suas casas encoberta pela água. A entrega do símbolo estadual ocorreu durante a solenidade de posse de Riedel como novo presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada no Centro Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Ao falar sobre a bandeira, o chefe do Executivo Estadual citou que recebeu dos próprios bombeiros que a retiraram das águas durante as missões de apoio e resgate. “Eu fui dar uma menção a cada um deles [bombeiros], que estavam longe das famílias por um bom tempo, ajudando nossos irmãos gaúchos, e me entregaram essa bandeira que eu quero devolver hoje”, disse Riedel ao Leite.
“Não está lavada. Colocamos uma placa que diz que o ‘povo do Mato Grosso do Sul expressa solidariedade, amizade e respeito ao Rio Grande do Sul”, completou Eduardo Riedel. A bandeira foi entregue preservada numa caixinha de madeira com tampa. Os bombeiros que fizeram a retirada também participaram do evento. A tragédia deixou 182 mortos e estragos na maior parte do Rio Grande do Sul.