O que é tela azul da morte, problema causado pelo apagão cibernético
Um apagão cibernético causado pela Crowdstrike e Microsoft afeta diversos computadores pelo mundo a manhã desta sexta-feira (19). Tela azul da morte, problema que provoca um pane no sistema operacional do Windows, teria sido causado por uma atualização de software mal-sucedida.
Com isso, serviços de companhias aéreas, aeroportos, emissoras de TV e bancos foram enfrentam intermitências nos Estados Unidos, Europa, Austrália e mais. No Brasil, até o momento, a falha teria repercutido principalmente em apps de bancos como Bradesco, Next, Pan e Neon, que ficaram fora do ar.
De acordo com a empresa de cibersegurança Crowdstrike, a situação não teria sido causada por uma invasão hacker, e a falha já teria sido solucionada. No entanto, diversos serviços ainda estão paralisados ou com interferências causadas pela tela azul do Windows. A seguir, entenda mais sobre o problema e como ele pode ocorrer.
O que é a tela azul da morte no Windows e por que o problema aconteceu hoje?
A tela azul da morte acontece quando há uma falha crítica no sistema do Windows. Computadores com o erro exibem a mensagem “SYSTEM THREAD EXCEPTION NOT HANDLED”, em português, “exceção de ameaça ao sistema não tratada”. O problema costuma estar relacionado a drivers — arquivos especiais desenvolvidos para auxiliar dispositivos a rodar os sistemas operacionais — não atualizados ou incompatíveis.