Faixa expõe problema crônico na Vila Nhá-Nhá, mas PM realiza operações constantes na região até com apoio aéreo
Quem passa pela Rua Bom Sucesso, na região do bairro Vila Nhá-Nhá, em Campo Grande, logo nota uma faixa extensa que critica a omissão por parte do Poder Público quanto aos crimes de furto de fios de energia elétrica. A prática, aliás, é um problema crônico que ao longo dos últimos anos vem afetando toda a cidade e instigando o debate de várias esferas sociais.
Na faixa em pauta, a mensagem diz: “Bem-vindo a Cracolândia, onde o roubo de fio virou bom dia”. A autoria da manifestação partiu de um morador, de 39 anos, em resposta ao furto de sua residência, ocorrido no domingo (07). A imprensa, ele citou que a região é frequentada por andarilhos e usuários de drogas.
Para impedir a invasão de suas casas, os moradores têm investido pesado em itens de segurança particular, como câmeras de videomonitoramento, grades nas janelas, travas nos portões e até mesmo grades pontiagudas nas calçadas para impedir que desconhecidos durmam em frente dos imóveis.
Quem reside na região também crítica a distribuição de marmitas feita por um grupo de voluntários. Os alimentos são entregues diariamente para as pessoas que vivem nas ruas por não ter uma moradia fixa ou emprego. Segundo a versão destes moradores, a doação atrai usuários de drogas, que aproveitam para cometer furtos nas casas e comércios.
Além disso, o bairro é conhecido por abrigar muitas revendas de materiais recicláveis, em especial o cobre, que é extraído dos fios de energia furtado dos postes de iluminação pública. Apesar da reclamação dos moradores, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) reforça que a fiscalização e o patrulhamento são constantes.
Helicóptero será usado para reforçar a segurança
Desde o último dia 05 está acontecendo na região do Anhanduizinho a Operação Saturação II, desenvolvida através do setor de comando operacional da PMMS, que identifica as localidades de maior vulnerabilidade e com o maior índice de criminalidade e traça a estratégia visando combater os delitos.
A investida tem como foco o policiamento ostensivo em todas as suas variáveis, com prioridade para a interceptação de veículos e abordagens a pessoas, visando ações de caráter preventivo que impeçam fatos que comprometam a segurança da população. A operação segue durante todo o mês e terá até mesmo um helicóptero nos próximos dias.
“Durante o ano todo a PM fez operações na região do Nhá-Nhá para combater os receptadores e o tráfico, que fomentam o furto. Estamos agora com a Operação Saturação em andamento, reforçando a presença policial nos bairros da região do Anhanduizinho”, disse o coronel Emerson Almeida, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano.
Sobre a reclamação quanto a presença de andarilhos, o comandante reforça que isso é um problema de ordem social. “Não é algo que está diretamente ligado à Segurança Pública, mas caso sejam flagradas cometendo delito, serão encaminhadas para a delegacia. Cabe a Assistência Social, Saúde e o Município oferecer os recursos, qualidade de vida, abrigo e oportunidades para poderem ter a dignidade restaurada e sair dessa condição”.
Coronel Almeida também destacou a presença de imóveis abandonados. “Especificamente na Vila Nhá-Nhá, Taquarussu, Jaci e Guanandi são vários imóveis fechados ou abandonados pelos proprietários. O Poder Público precisa cobrar dos responsáveis para que esses locais não sirvam de dormitórios de bandidos e esconderijo de produtos furtados”, finalizou.
Região recebeu outra grande operação em 2023
Não é preciso ir muito longe no tempo para comprovar que a PM tem investido na segurança pública da região do Anhanduizinho. Em maio de 2023, outra Operação Saturação também foi desencadeada para combater os crimes e proporcionar mais conforto aos moradores.
Na ocasião, o 10º Batalhão da PM, responsável pela área, deslocou 11 viaturas terrestres e um helicóptero para patrulhar os bairros. Foram realizadas abordagens e blitz em pontos considerados estratégicos para impedir a fuga de suspeitos. A operação foi vista como um grande sucesso pelas autoridades.