Vídeo mostra onça-pintada de 120 kg ‘refugiada’ em galho de árvore após ataque de queixadas em cidade de MS
Viralizou nas redes sociais ao longo dos últimos dias o vídeo em que mostra uma onça-parda em cima do galho de uma árvore no Pantanal Sul-mato-grossense, na cidade de Miranda.
O flagrante foi realizado pelo fotógrafo Lucas Morgado. Segundo a legenda do post, o animal silvestre, símbolo da fauna pantaneira, foi atacado por um bando de queixadas.
A onça é monitorado pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari, que atua na proteção do meio ambiente e pesquisa no Pantanal, e tem o nome de Timburé.
Morgado também detalhou que normalmente os machos de onça-pintada, no Pantanal, não costumam subir em árvores.
“É o bioma que apresenta os maiores indivíduos da espécie, com alguns machos ultrapassando 140kg”, disse.
“Ao levar um apavoro de um bando furioso de queixadas, o Timburé, com seus quase 120kg, não pensou duas vezes e se refugiou em uma árvore baixa”, explicou.
O queixada é um animal selvagem presente em muitos estados brasileiros e tido como muito agressivo e que se apresenta sempre em grandes grupos de 20 a até 300 indivíduos.
O fotógrafo completou ainda dizendo que esse é um registro raro. “Uma cena bastante inusitada, mas muito interessante de se testemunhar”, finalizou Lucas Morgado.
Depois que foi compartilhada nas redes sociais, o vídeo recebeu dezenas de curtidas, compartilhamentos e comentários.
Uma seguidora escreveu: “Que cenário mais lindo mds”. Outra disse: “Uma das imagens mais lindas que já vi”. E um terceiro comentou: “A cara de assustado do gatinho”.