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Prefeitura terá mais um empréstimo milionário para implantação de corredores de ônibus

O Município de Campo Grande vai buscar por mais um empréstimo milionário, desta vez, para executar o recapeamento e a implantação dos corredores sul e norte do transporte coletivo. O investimento será contratado junto à Caixa Economia Federal, que já aprovou o pacote no valor de R$ 91,3 milhões. Antes, é necessário o aval da Câmara Municipal para obter o montante. A expectativa é que na semana seguinte o projeto entre em pauta.

De acordo com a Prefeitura Municipal, o empréstimo será por meio da linha de financiamento do Avançar Cidades, no âmbito do programa Pró-Transporte, com 6% de juros/ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. A contrapartida será de 5% do valor de investimento, com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento.

Após ser autorizado o empréstimo pela Câmara Municipal, o passo seguinte será a contratação dos projetos executivos e, depois, a abertura da licitação das obras, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2020.

O projeto

Conforme o projeto, serão 31,6 quilômetros de recapeamento, que abrangerá vias onde serão implantados corredores exclusivo de ônibus (Sul e Norte), interligação dos terminais Guaicurus/Morenão/General Osório e Nova Bahia, com  estações de pré-embarque.

Receberão drenagem e asfalto novo as avenidas Costa e Silva, Coronel Antonino, Mato Grosso, Cônsul Assaf Trad, além das ruas 25 de Dezembro e Alegrete, que formam o corredor norte. Para este, o investimento será de R$ 77,6 milhões. Já no corredor Sul, serão aplicados R$ 17,3 milhões, abrangendo a Avenida Costa e Silva e a Rua Rui Barbosa.

Apenas na Avenida Cônsul Assaf Trad serão executados 10,52 km de recapeamento, no trecho que vai desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino.

O projeto prevê ainda a implantação da rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e no Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo, na Avenida Rachid Neder, e provocam o transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Mobilidade urbana

Os recursos do Avançar Cidades vão complementar os recursos do PAC Mobilidade Urbana, na ordem de R$ 110 milhões e que está disponível desde 2012. O projeto começou a ser executado em 2017, com o recapeamento das ruas Guia Lopes, Brilhante e Bandeirantes, que ainda está em operação.

Neste ano, está prevista a licitação da obra programada para a Avenida Gunter Hans, do trevo Imbirussu até o Terminal Aero Rancho. Com o contingenciamento dos recursos do Orçamento União, que custeariam o recapeamento de outras duas ruas do Corredor Sul (Rui Barbosa e Avenida Costa Silva), a Prefeitura teve que buscar esta outra alternativa de financiamento.

No PAC Mobilidade há recursos para recapeamento e implantação do corredor Sul, numa extensão de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, do Terminal Guaicurus até a rotatória da Avenida Interlagos e da Avenida Calógeras, que se estende por 3 quilômetros. Do corredor Norte, há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 km), que já foi licitado e está em fase de contratação.

Corredores do transporte coletivo – 31,6 km

Corredor Norte 

Avenida Mato Grosso – 4,8 km

Avenida Cônsul Assaf Trad – 10,52 km

Rua 25 de Dezembro – 2,07 km

Rua Alegrete – 1,87 km

Avenida Coronel Antonino – 4 km

Corredor Sul

Avenida Costa e Silva – 4,37 km

Rua Rui Barbosa  – 4,04 km