Secretaria Municipal de Gestão apresenta a implantação de seu primeiro processo no Sistema Eletrônico de Informação
A Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) iniciou o processo de modernização administrativa no âmbito da gestão de documentos, que tem como objetivo a diminuição de custos e ampliar a transparência da gestão. Com a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no município, todos os processos em papel serão gradualmente substituídos por uma abordagem totalmente eletrônica, trazendo eficiência e agilidade aos trâmites administrativos.
Nesta segunda-feira, 3, a equipe da Comissão de Implantação do SEI da SEGES, se reuniu com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Finanças e Planejamentos (SEFIN), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Municipal Especial de Segurança, Defesa Social (SESDES) e demais pastas para apresentar o processo do Estágio Probatório no SEI dos novos servidores efetivos que irão iniciar o estágio a partir do mês de junho de 2024.
A reunião iniciou com a fala da Secretária Evelyse Oyadomari, que enfatizou as competências e papel da SEGES, no âmbito dos órgãos e entidades do município, bem como no processo de implantação do SEI na Prefeitura de Campo Grande. “A implantação do SEI representa um marco significativo na modernização da gestão pública na capital. Com a introdução do Processo do Estágio Probatório, estamos não apenas agilizando os procedimentos administrativos, mas também garantindo maior transparência e eficiência. Este avanço reflete nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos e com a inovação tecnológica na administração municipal”, destacou Evelyse.
A servidora Tatiana Fernandes, presidente da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório (COMAV), apresentou o fluxo da tramitação que o processo deverá obedecer, conforme o Decreto Municipal n.12.802 de 12 de janeiro de 2016, bem como o panorama da mudança de paradigma da transição dos processos físicos para digitais.
A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), responsável pela implantação tecnológica, apresentou o ambiente virtual do SEI aos participantes, onde serão criados e tramitados os processos digitais de novas avaliações de Estágio Probatório, além de destacar as funcionalidades do sistema, seus potenciais e benefícios.
Por fim, a servidora Simone Dantas, presidente da Comissão de implantação SEI-SEGES, falou sobre a relação entre os processos que serão implementados no SEI e a Tabela de Assuntos do município. Abordou também sobre a importância do envolvimento dos órgãos no trabalho de elaboração do Plano de Classificação de Documentos e Temporalidades, de competência da SEGES, que posteriormente será implementado no SEI, visando atender às necessidades de assuntos para criação de processos no âmbito dos órgãos e entidades do município.
A implantação do SEI ocorrerá por etapas. O município não só reduzirá custos e aumentará a transparência da gestão, mas também dará um passo importante em direção à sustentabilidade, ao reduzir drasticamente o uso de papel.