DestaquesSaúde

Dia Mundial da Bicicleta: conheça 7 benefícios para você começar a pedalar agora mesmo!

Na segunda-feira (03) foi celebrado o Dia Mundial da Bicicleta, um dos meios de transporte mais utilizados em todo o planeta e que nunca sai de moda. Chamada por este Brasilzão de ‘bike’, ‘magrela’ ou ‘cleta’, é usada para ir ao trabalho, escola, fazer compras, praticar atividades físicas e esportivas ou apenas para dar uma volta na cidade e sentir o vento tocar o rosto.

A história narra que a primeira bicicleta foi desenvolvida por um alemão chamado Karl Von Drais, em 1817. Na época, foi batizada de “máquina de correr” (“laufmaschine” em alemão), construída de madeira e que funcionava com o impulso dos pés no chão.

A ideia aconteceu diante de um cenário complicado de locomoção na Europa, em 1816, durante o chamado ‘ano sem verão’, cujas condições eram tão ruins que até os cavalos morriam durante as viagens.

No século XIX surgiu a chamada bicicleta moderna, com pedais e corrente0, inventada em 1861 pelo francês Pierre Michaux, que a chamou de “velocípede”. Essas bicicletas tinham pedais presos diretamente à roda dianteira e eram muito desconfortáveis de se andar.

Em 1870, a bicicleta “roda alta” foi inventada, com uma roda dianteira muito maior que a traseira. Essas bicicletas eram mais rápidas do que as de velocípede, mas eram perigosas e difíceis de controlar.

No ano de 1885 foi a vez do inglês John Kemp Starley criar o seu modelo de bicicleta “segura”, com rodas do mesmo tamanho e uma corrente que conectava os pedais à roda traseira. Logo, esse modelo se tornou popular em todo o mundo.

Na década de 1890, a bicicleta se tornou um símbolo de liberdade e independência para as mulheres, que antes eram impedidas de andar livremente. Já em 1920 se tornou um meio de transporte popular para trabalhadores urbanos, especialmente na Europa e Ásia.

Além de ser um ótimo e econômico meio de transporte, a bicicleta também é excelente para a atividade física e esportiva, melhorando várias condições de saúde e reduzindo o risco de doenças surgirem, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Abaixo, você confere uma lista especial que o site Enfoque MS preparou para você conhecer os sete principais benefícios que o ciclismo rende em seus praticantes. Bora pedalar por aí?

Dia Mundial da Bicicleta: conheça 7 benefícios para você começar a pedalar agora mesmo!
Foto: Pexels

Protege de doenças crônicas

O ciclismo vai ajudar você na proteção de doenças silenciosas e coronarianas, como a pressão alta, AVC, demência, diabetes, síndrome metabólica, câncer de colón e de mama.

Resistência muscular

O movimento que o corpo executa enquanto está pedalando proporciona ganho de massa muscular, isso melhora a capacidade física e a coordenação motora e evita (retardar) a ocorrência de sarcopenia “perda da força e massa muscular que ocorre na terceira idade e com as doenças crônicas”.

Capacidade cardiorrespiratória

Quem pedala com frequência sente menos aquela sensação de cansaço, preguiça e tem a redução de sintomas como a falta de ar e fadiga. Até mesmo as dores corporais são diminuídas!

Emagrecimento

Andar de bicicleta é uma excelente ferramenta para quem busca perder peso ou reduzir a massa corporal de forma saudável, mas claro que é preciso ter uma dieta em conjunto. Em alguns casos, a prática até mesmo favorece o déficit calórico, prevenindo problemas como sobrepeso e obesidade, inclusive em gestantes. 

Aspectos psicológicos

Os benefícios para quem anda de bicicleta vão além da saúde física. Especialistas apontam que a atividade reduz sentimentos de ansiedade e depressão.

Meio ambiente

As bicicletas são parceiras do meio ambiente, devido à ausência de emissão de poluentes, protege e reduz os impactos sobre os eventos climáticos.

Qualidade de vida

Pedalar melhora a saúde, o sono e a qualidade de vida em geral. Para idosos, pedalar ainda reduz o risco de quedas e a dependência física.