DestaquesGeral

Tempestade e nova frente fria vão derrubar os termômetros em MS a partir de sexta-feira

Rajadas de ventos fortes e tempestade devem atingir grande parte de Mato Grosso do Sul ao longo das próximas horas, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa quinta-feira (23).

A mudança no clima é um adiantamento do que está por vir já a partir deste final de semana, que é uma onda de frio intenso que deve derrubar os termômetros para baixo dos 10°C em algumas cidades, especialmente nas regiões sul e sul-fronteira.

Conforme a meteorologia explica, a presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai forma nuvens carregadas que avançam para o estado de Mato Grosso do Sul no decorrer desta quinta. Apesar disso, as temperaturas ficam acima de 30 °C.

No entanto, no decorrer do dia no centro-sul e oeste de MS, incluindo Campo Grande, devem ocorrer pancadas de chuvas. A previsão para algumas rajadas de vento mais significativas entre o oeste e sul do estado, podendo atingir valores entre 51 a 70 km/h.

Alerta de tempestade

O alerta do Inmet indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhado por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo possibilidade de queda de granizo.

O aviso está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com validade até às 10 horas de sexta-feira (24). Ao todo, são 46 cidades na área de risco.

AmambaiDeodápolisJardimPorto Murtinho
AnastácioDois Irmãos do BuritiJateíRio Brilhante
Antônio JoãoDouradinaJutiSete Quedas
AquidauanaDouradosLadárioSidrolândia
Aral MoreiraEldoradoLaguna CarapãTacuru
BatayporãFátima do SulMaracajuTaquarussu
Bela VistaGlória de DouradosMirandaVicentina
BodoquenaGuia Lopes da LagunaMundo Novo 
BonitoIguatemiNaviraí 
CaarapóItaporãNioaque 
CaracolItaquiraíNovo Horizonte do Sul 
Coronel SapucaiaIvinhemaParanhos 
CorumbáJaporãPonta Porã 

Onda de frio

A meteorologia também adiantou que entre a sexta-feira (24) e o final de semana uma nova frente fria vai se formar e avançar rápido e direção ao Mato Grosso do Sul. Esta frente fria, além de chuva forte, vai provocar queda de temperatura muito acentuada. 

Com muitas nuvens, ventos frios de origem polar e a falta do sol vão manter a sensação de frio constante sobre o de sexta até pelo menos a segunda-feira (27). O sul de MS deve ter temperaturas abaixo dos 10 °C já a partir da noite sexta.

Segundo dados do Inmet, ainda não choveu este mês em Campo Grande. A média de chuva para maio é de 88 mm e só no fim de semana poderá chover 63 mm. Campo Grande poderá registrar duplo recorde de frio no fim de semana!