Começa hoje a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em MS
A Justiça do Trabalho realiza a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, a partir desta segunda-feira (22), em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, os Centros de Conciliação de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas pautaram quase 300 audiências até o próximo dia 26. A finalidade é promover o diálogo e a solução adequada dos litígios que estão na agenda.
Os encontros serão presenciais ou online. O tema para a edição deste ano é “A um passo da solução”. A ideia é demonstrar que a conciliação é o caminho mais rápido para a resolução dos conflitos e pode depender apenas da vontade das partes.
Quem tem processos no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) pode solicitar sua inscrição para participar da 7ª Semana de Conciliação Trabalhista. Basta solicitar uma audiência acessando o link. Processos em qualquer fase podem ser inscritos.
Outro viés da ação envolve a escuta ativa do público. Na próxima semana, os moradores da Capital podem procurar o Fórum Trabalhista de Campo Grande para tirar dúvidas sobre processos trabalhistas. O atendimento será realizado das 9h às 17h.
No mesmos dias e horários, a Ouvidoria da Mulher estará dando suporte para demandas ligadas à igualdade de gênero, participação feminina, além de casos de assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho. A Ouvidoria da Mulher irá realizar encaminhamentos nos casos de violência doméstica.
Com o slogan ‘É conciliando que a gente se entende’, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é uma ação promovida anualmente pelo CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Em Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região lidera a campanha.
Edição de 2023
Na edição de 2023, que foi realizada de 22 a 26 de maio, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista atendeu mais de 346 mil pessoas, com mais de 80 mil audiências e 23.788 acordos homologados no país. Além disso, foram arrecadados R$ 202,6 milhões de recolhimentos fiscais e previdenciários.
Em Mato Grosso do Sul, a Justiça do Trabalho fechou 538 acordos com R$ 18.032.643,89 pagos aos trabalhadores durante a SNCT. Ao todo, foram realizadas 1.336 audiências e 5.337 pessoas atendidas no 1º e 2º grau.