Homenageado pelo CMO, Eduardo Riedel destaca a importância do Exército no território sul-mato-grossense
A importância da presença do Exército Brasileiro em Mato Grosso do Sul foi destacado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) durante a solenidade alusiva ao Dia do Exército, comemorado nessa sexta-feira (19) na sede do CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande.
“O Exército Brasileiro é uma instituição que orgulha todos nós e para o Mato Grosso do Sul é fundamental em um estado que tem fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação, e ainda tem a sede do CMO”, afirmou o governador, que foi um dos homenageados com a Medalha do Exército Brasileiro.
Ainda na sua fala, o chefe do Executivo Estadual citou a boa parceria da instituição com o Governo do Estado. “Uma parceria muito efetiva em diversas áreas, como social, infraestrutura e segurança pública. Hoje é um dia para se celebrar, comemorar e parabenizar esta instituição”, completou.
O comandante do CMO, general Luiz Fernando Estorrilho Baganha, reforçou o papel do Exército Brasileiro, que é garantir os poderes constituídos, fazer a defesa da pátria e sobretudo colaborar para o desenvolvimento nacional, estando junto da sociedade neste processo.
“São 376 anos de uma história de dedicação à pátria, ao nosso povo e ao Brasil. Trabalhando dentro dos nossos princípios de hierarquia, disciplina, ética, irmanados com a sociedade, que nós fazemos parte e a ela devemos toda satisfação. Este empenho objetiva tornar o Brasil cada vez maior”, descreveu.
Durante a cerimônia foram entregues 42 medalhas, com as honrarias da Ordem do Mérito Militar, Medalha do Exército Brasileiro, Medalha do Pacificador, Medalha Mérito Blindado e Medalha Corpo de Tropa.
Também foram homenageados, além do governador, o secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, assim como o comandante da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso.
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu no dia 19 de abril de 1648, na capitania de Pernambuco. Neste dia, brasileiros e portugueses se uniram para combater a invasão holandesa e para proteger o território surgiu o Exército Brasileiro.