DestaquesPolítica

Ministra Marina Silva e governadores de MS e MT assinarão termo de cooperação para proteger o Pantanal

O grande Pantanal brasileiro, que ocupa os territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, terá o reforço destes dois Estados e também do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas para a garantia da defesa, proteção e do desenvolvimento sustentável.

A união dos esforços é o tema central do Termo de Cooperação que será assinado pela ministra Marina Silva e os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul. O ato será realizado no Auditório do Bioparque Pantanal, a partir das 8h30 da quinta-feira (18).

Os Estados se comprometerão a envidar esforços no sentido de uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal; elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma e promover o fomento da produção sustentável do bioma.

Ainda conforme as informações da assessoria de imprensa do Governo de Ms, o Termo terá vigência de cinco anos e será gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois Estados, em número paritário. 

A assinatura será feita durante o Seminário sobre as Causas e Consequências do Desmatamento no Pantanal, evento realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

O Pantanal

O Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de parte do Paraguai e da Bolívia.

É um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil. Sua preservação ambiental é alta, sendo considerado o bioma mais preservado do país de acordo com os órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.