Veja quais cidades de MS serão contempladas com as obras do novo PAC, do Governo Federal
Foram anunciadas nessa quinta-feira (07) a relação das obras que serão contempladas com os recursos da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Ao todo, serão R$ 23 bilhões aplicados em 6.778 obras e equipamentos que atenderão 3.270 municípios de todos os estados e o Distrito Federal.
Apenas em Mato Grosso do Sul, conforme os dados disponíveis na página da Casa Civil da Presidência, responsável pela coordenação do programa, serão 159 obras aprovadas e que irão atender 2,5 milhões de pessoas, ou seja, 93% da população total do estado.
Conforme a fala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesse primeiro momento estão sendo selecionadas 16 modalidades. Em MS, serão 81 obras na área da saúde, 70 na educação e outras oito no eixo da infraestrutura Social e Inclusiva.
Ainda conforme o presidente, além de atender diretamente a população, um dos principais objetivos do programa é a geração de emprego e renda. Ele cobrou que os gestores identifiquem os entraves burocráticos e coloquem as obras em andamento.
“Há muitas obras paralisadas que a gente ainda não retomou porque tem uma certa dificuldade, tem empresa que não existia mais, tem empresa que abandonou o projeto e é preciso reconstruir para retomar essas obras”, disse.
Em outro momento, Lula garantiu que vai visitar todos os estados brasileiros para acompanhar o andamento das obras. “Eu quero saber se tudo que foi anunciado aqui está acontecendo. Eu quero saber se a jabuticaba está nascendo, porque é o olho do dono que engorda o porco”, declarou.
No total, 57 municípios sul–mato-grossenses foram contemplados nessa primeira etapa do novo PAC. Veja abaixo a modalidade de obra e as cidades que vão receber as melhorias do Governo Federal:
Saúde
Unidades Básicas de Saúde: Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Ivinhema, Jardim, Juti, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Tacuru e Três Lagoas;
Maternidades: Campo Grande e Dourados
Centro de Atenção Psicossocial: Anastácio, Campo Grande, Dourados, Ivinhema e Três Lagoas.
Esgoto
Esgotamento Sanitário Urbano: Bandeirantes, Bela Vista, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Rochedo e São Gabriel do Oeste.
Educação
Escolas em tempo integral: Amambai, Aral Moreira, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas;
Creches: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Coxim, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Ivinhema, Japorã, Jardim, Maracaju, Miranda, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas.
Infraestrutura
Centro Cultural: Amambai, Campo Grande, Dourados e Naviraí;
Espaços Esportivos Comunitários: Aquidauana, Sidrolândia e Campo Grande.