CapitalDestaques

Dia D: Campo Grande terá ações neste sábado contra a proliferação do mosquito causador da dengue

Acontece neste sábado (02) o “Dia D” da mobilização nacional contra a dengue e, em Campo Grande, a ação acontecerá na região urbana do Lagoa, envolvendo 80 agentes de combate as endemias e de saúde que farão visitas domiciliares e a eliminação de potenciais criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, além de orientações.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desde novembro de 2023 as equipes vêm intensificando as medidas de prevenção e controle do vetor da dengue para conter uma possível epidemia. No último mês, foram publicadas diretrizes prevendo estratégias a serem executadas até 2025 para evitar o aumento no número de casos.

Com relação aos casos deste ano, a pasta cita que até o dia 28 de fevereiro foram 2.310 casos prováveis de dengue, nenhum caso de zika e apenas dois da febre chikungunya. Em 2023, a Capital registrou 17.033 notificações e seis óbitos, além de 2.023 notificações e 92 casos confirmados de zika e mais 176 de chikungunya.

O Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano, detectou três bairros com risco de infestação do mosquito, outros 42 em situação de alerta e 28 a situação é considerada satisfatória. O levantamento completo está disponível para download no link: https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/sec-downloads/liraa-janeiro-2024/.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca que a ação deste sábado visa reforçar o controle da doença no município e sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikunugunya, o Aedes aegypti.

“Em torno de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências e em materiais inservíveis passíveis de serem descartados em lixo comum. As pessoas devem estar em alerta para a necessidade de cada um fazer a sua parte. Somente assim nós conseguiremos vencer mais essa batalha contra o mosquito”, enfatiza.