Em Ribas, Eduardo Riedel reforça a importância da capacitação técnica para atender ao mercado de trabalho
O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou nessa sexta-feira (23) a importância da capacitação técnica para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Em sua fala, ele frisou que é preciso gerar mais pessoas qualificadas para atender as demandas dos setores empregatícios, especialmente na área industrial.
“O grande programa social que muda a vida da pessoa é a dignidade do emprego, mas precisamos gerar pessoas qualificadas, através da educação, para que possamos casar a oferta e a demanda”, declarou, durante a participação na solenidade que marcou o início das obras do novo Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Ribas do Rio Pardo.
A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), responsável pelo CISS, explicou que a nova unidade será construída próxima à rodovia federal BR-262. Ao todo, terá uma área de 6,1 mil metros quadrados, com dois pavimentos, onde serão oferecidas desde a educação básica tecnológica até cursos de ensino técnico e superior.
No prédio, o Sesi terá salas de aulas convencionais e temáticas para as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, robótica, matemática e linguagens, além de uma sala maker e laboratório de informática. Já o Senai terá salas de aulas e laboratórios para as disciplinas ligadas a informática, química, celulose, automação, elétrica e metrologia.
Ainda conforme o projeto, também serão construídas duas oficinas para o setor da automobilística e mecânica e a outra multiúso dentro do ramo da construção civil, além de quadras poliesportivas e até mesmo um playground. O investimento total é de R$ 58,5 milhões e o objetivo é atender, no Sesi, 850 alunos e no Senai, 1,3 mil estudantes.
Ao falar da obra, Eduardo Riedel citou que se trata de mais uma importante conquista para Ribas do Rio Pardo. “Hoje vemos ações do setor privado e público que trazem resultados diretos para população. Estamos testemunhando toda esta transformação que a cidade vive, que não é simples”, complementou o governador.
Presente no evento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, disse que é preciso acompanhar o crescimento industrial do Estado. “Ribas vive momento diferenciado e este Centro vai ser importante aos trabalhadores, estudantes. Assim avançamos nesta linha de desenvolvimento do Estado, na educação, pesquisa e inovação”.
O presidente da Suzano, Walter Schalka, elogiou a parceria entre a Fiems e o Governo do Estado no investimento. “Mostra a união do setor público e privado, que juntos têm um potencial grande. Nós viemos aqui e acreditamos que somos agentes transformadores da sociedade, não apenas com empregos, mas na questão ambiental e social”.
Para o prefeito de Ribas, João Daniese, esse foi um dia histórico. “Ao governador é hora de destacar os grandes projetos realizados pelo Estado no município. Na sua administração o municipalismo é real e concreto. Ao novo centro é uma das obras mais modernas do Sesi e Senai, temos que agradecer ao Sistema S”.