DestaquesSaúde

Bebê de apenas um mês é a primeira morte provocada pela dengue em MS neste ano

Um bebê de apenas um mês de vida foi a primeira vítima fatal provocada pela dengue em Mato Grosso do Sul neste ano de 2024. A confirmação do óbito ocorreu nessa terça-feira (20), através da publicação do boletim epidemiológico semanal da Secretaria do Estado de Saúde (SES). Outras duas mortes estão sendo investigadas.

Conforme os dados da publicação, o bebê é do sexo feminino, residente na cidade de Maracaju. O recém-nascido apresentou o início dos sintomas no dia 31 de janeiro e faleceu em 05 de fevereiro, sendo a confirmação do caso no dia 16 deste mês. A SES ainda destacou que o bebê não tinha nenhuma comorbidade.

A cidade de Maracaju contabiliza apenas 119 casos prováveis da doença neste início de ano, sendo 13 destes já confirmados. A cidade está com a incidência média, com índice de 264,2 para uma população total de 45.047 pessoas. Apenas nos últimos 14 dias foram 84 novos notificações, sendo sete casos confirmados.

Ao longo da última semana, fazendo a comparação com o boletim epidemiológico anterior, houve um grande aumento no número de casos prováveis, que englobam tanto os que estão em investigação como também os que já foram confirmados ou ignorados. Ao todo, foram 391 novas notificações, passando de 2.816 para 3.207 nesta nova publicação.

Ao mesmo tempo, também cresceu significativamente a quantidade de casos confirmados de dengue no Estado. Agora são 1.041 pessoas infectadas, entre os que já se recuperaram ou que ainda estão em tratamento, até a semana anterior eram 671 exames positivos, ou seja, no período de sete dias foram registrados 370 novos casos confirmados da doença.

O número de cidades que estão com alta incidência, ou seja, registram mais de 300 casos prováveis para cada grupo de até 100 mil habitantes, passou de 10 para 15. Agora, apenas cinco municípios não registram sequer um caso provável de dengue no Estado, são eles: Inocência, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Sonora e Taquarussu.

No ranking das cidades que contabilizam mais casos confirmados, Campo Grande assumiu o posto somando 197 casos, na última semana eram apenas 18 registros. Em seguida está Chapadão do Sul, com 162, até então eram 143. Em terceiro lugar aparece Costa Rica, com 122 pacientes (entre recuperados e em recuperação), eram 82 na última semana.

Bebê de apenas um mês é a primeira morte provocada pela dengue em MS neste ano

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão: febre, dor no corpo, fraqueza extrema e cansaço, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Manchas na pele e sangramentos de gengiva, nariz ou aumento do fluxo menstrual também podem ocorrer ocasionalmente. Quanto mais desenvolvida no organismo, maiores as complicações e dificuldade para revertê-las.

A vacina contra a dengue já está disponível em todo o Mato Grosso do Sul desde o último dia 10 deste mês. O público-alvo nesse primeiro momento são crianças de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. 

Para ver o boletim epidemiológico na íntegra, clique aqui.