Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro
A Unidos do Viradouro foi a grande campeã do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, considerado como o mais importante do País. A apuração das notas aconteceu na tarde dessa quarta-feira (14), a agremiação teve como enredo “Arroboboi, Dangbé”, que exaltou a força da mulher negra e retratou o culto ao vodum serpente. Esse foi o terceiro título da escola na história.
Conforme a explicação, o enredo abordou as épicas batalhas da costa ocidental africana que influenciaram as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé. A Viradouro foi a última das 12 escolas a desfilar, já na manhã de terça-feira (13).
Um dos pontos altos do desfile é que a força da cobra foi representada por mulheres negras. “Esse enredo é centenário. A gente vai até o século XVIII, em Benin, onde nasceu o culto à serpente através de uma batalha”, explicou o carnavalesco Tarcísio Zanon, desenvolvedor do tema, aos jornalistas que cobriam a apuração.
A Unidos do Porto da Pedra ficou em último lugar Grupo Especial do Rio e, um ano após retornar à elite, foi rebaixada de volta à Série Ouro.