Vereadores entregam homenagens em comemoração ao Dia do Maçom
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram na noite desta quarta-feira (18), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Maçom. A solenidade foi proposta pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, autor da Lei 4.981/11 que instituiu a data comemorativa ao Dia do Maçom, celebrada oficialmente no dia 20 de agosto, e que presidiu a solenidade desta noite. A Sessão Solene foi secretariada pelo vereador Ademir Santana.
Na solenidade, o vereador Prof. João Rocha destacou que a Câmara abre suas portas fraternalmente para fazer essa homenagem a “homens livres e de bons costumes”, destacando as ações de solidariedade praticadas pela Maçonaria. “Por acreditarmos nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade nos unimos para fazermos nossa parte pela sociedade, nas questões sociais, culturais e políticas. Garantimos nossos princípios de família, ética e postura na sociedade brasileira. Por acreditar nestes princípios, estamos reunidos e nossos colegas escolheram cuidadosamente nomes para a homenagem”, afirmou, lembrando que alguns homenageados não estão mais conosco, mas permanecem vivos em nossas memórias.
Falando em nome dos homenageados, Paulo Ernesto Valli destacou a satisfação em participar da Loja Maçônica e comemorar esta data. “Quero desejar a todos os maçons um Feliz Dia do Maçons, continuamos dedicando para todas as entidades assistidas, para as quais todos doamos um pouco do nosso tempo”.
Jurandir Rodrigues Brito, Grão-Mestre do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS), falou em nome das potências maçônicas. “Queremos agradecer imensamente a Câmara Municipal, o vereador Prof. João Rocha, todos os vereadores que indicaram nossos irmãos para serem homenageados. A Maçonaria, como todos sabem, é uma instituição filantrópica, progressista, que prima pelo aperfeiçoamento moral do ser humano e tem realizado muitos trabalhos em prol da sociedade sul-mato-grossense”, disse.
Ele enfatizou ainda da meta das três potências maçônicas de Mato Grosso do Sul unirem-se. “Estamos vivendo um momento de extrema felicidade em que nós, as três potências, queremos nos unir para que a maçonaria sul-mato-grossense seja única porque todos nossos princípios são os mesmos, as origens são as mesmas, não há por que termos divisão. Temos divisão por questão de circunstâncias”, disse Jurandir Brito. Celestino Laurindo Junior, Grão-mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul (GOB) e Wagner Augusto Andreasi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul também participaram da Sessão Solene.
Durante discurso, Jurandir Brito fez retrospecto histórico do papel da Maçonaria em fatos importantes, destacando a Independência do Brasil e a influência dos maçons a partir de reunião ocorrida no Rio de Janeiro entre lojas maçônicas no dia 20 de agosto de 1822, chegando-se a data definida para comemoração do Dia do Maçom.
A solenidade contou, inicialmente, com apresentação de jovens que falaram sobre o Maçom, seus ensinamentos, considerados compromissos de valores e heranças, com dizeres repassados pela Ordem das Meninas do Arco Íris, das Filhas de Jó Internacional e da Ordem Demolay.
Também na abertura, as vereadoras Dharleng Campos e Enfermeira Cida Amaral entregaram homenagem à Beatriz Maria da Luz Bleyer, presidente da Fraternidade Estadual Feminina Cruzeiro do Sul (Frafem), da GOB (Grande Oriente do Brasil), que congrega as mulheres dos maçons.
Confira a lista dos homenageados:
ADEMIR SANTANA – EDUARDO GOMES DE OLIVEIRA (In memorian) e DONIZETE RIBEIRO DE MAGALHÃES
CAZUZA – ARISTEU GERMANO DA SILVA e ANDRÉ MONTEIRO MALTEZ
CHIQUINHO TELLES – VALDIR FERREIRA LIMA e IDINEY DANTAS DA COSTA
DHARLENG CAMPOS – JORGE ALEX CARNEIRO VIANA e JURANDIR LINO CORREA
DR. LÍVIO – JOSÉ ANTÔNIO SILVA DOS SANTOS e ARNALDO GASPAR FILHO
DR. LOESTER – WANDERLEY OSMAR TIVIROLLI e VALFRIDO ALAMAN RIBEIRO
EDUARDO ROMERO – NELSON VIEIRA DE SOUZA e CLAUDINEY STELVIUS GONÇALVES ABRAHÃO
ENFERMEIRA CIDA AMARAL – SEBASTIÃO DE ALMEIDA FILHO E JOSÉ PEREIRA DE SOUZA
FRITZ – UBIRAJARA SETTI DE FIGUEIREDO e TEODOMIRO MORAIS DE ALMEIDA
GILMAR DA CRUZ – ISAIAS BARBOSA LOUREIRO e JARDELINO RAMOS E SILVA
JOÃO CESAR MATTOGROSSO – FRANCISCO DA SILVA BANDEIRA e JULIÃO FLAVES GAÚNA
ODILON DE OLIVEIRA – RONALDO DIAS e GUILHERME CUNHA MALAFAIA
OTAVIO TRAD – THIAGO ABDULAHAD NUNES RIOS E ANTONIO CARLOS RIOS (In memorian)
PAPY – JAIR GOMES DIAS E QUINTINO IZIDIO DOS SANTOS NETO
Pr. JEREMIAS FLORES – ENEAS BUENO DE GODOY E LUCAS GALVAN
PROF. JOÃO ROCHA – PAULO ERNESTO VALLI E JOSÉ CARLOS RODRIGUES MARTINEZ
VALDIR GOMES – EDMUNDO LINO DA SILVA
WILLIAM MAKSOUD – ANTÔNIO BRAZ DA SILVA E LIONEZIO DUARTE REZENDE
GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL (GOMS) – CARLOS ERNANE DE ARAÚJO E SEBASTIÃO ROLON NETO
GRANDE ORIENTE DO BRASIL – MS (GOB) – LUÍS CLAYTON FERREIRA E NEIMAR DE JESUS ALVES DOS SANTOS
GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (GL) – NOEL MARTINS E BRUNO BILLERBECK CARRAPATEIRA
CÂMARA MUNICIPAL
RUBENS RIVEIROS OVANDO JUNIOR
DIRCEU DE OLIVEIRA PETERS
ERIVALDO DA SILVA LEMOS
MILTON CAPPI
EDSON GARCIA FERREIRA
HERON MASCARENHAS BITTENCOURT
WILSON ROBERTO BRASIL
JURANDIR RODRIGUES BRITO
LEVI FAUSTINO RATIER
IVAN JORGE CORDEIRO DE SOUZA (In memorian)