Esportes

Federação Internacional coloca Campo Grande como palco da Liga das Nações de Vôlei em 2020

A cidade de Campo Grande foi confirmada, nesta segunda-feira (16), como uma das cidades brasileiras que sediará, em 2020, parte dos jogos de vôlei da Liga das Nações, principal competição da modalidade esportiva no mundo. A informação é da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). As partidas serão no Ginásio Guanandizão, que está sendo reformado.

De acordo com o calendário divulgado, a competição feminina terá início no dia 19 de maio de 2020 e a masculina no dia 22 do mesmo mês. Ambas terminam no dia 5 de junho, em data próximo aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na Liga, 16 times participantes se enfrentam entre si durante cinco finais de semana. Os cinco melhores se classificam para a fase final para se juntar ao país-sede, que ainda será divulgado.

Ao todo, o Brasil receberá quatro chaves, sendo duas para os homens e duas para as mulheres. As sedes brasileiras serão as cidades de Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). Cuiabá receberá o feminino entre os dias 19 e 21 de maio, quando o Brasil vai encarar Estados Unidos, Canadá e República Dominicana.

Brasília receberá uma etapa de cada gênero. Primeiro, entre os dias 26 e 28 de maio, a seleção brasileira feminina entrará em quadra contra a Itália, Japão e Rússia. Em seguida, de 29 a 31 do mesmo mês, será a vez da seleção masculina jogar contra Sérvia, França e Japão.

Já Campo Grande será sede dos jogos da Seleção Brasileira masculina, que enfrentará os times da Alemanha, Itália e Rússia nos dias 19, 20 e 21 de junho. Os jogos serão no Ginásio Guanandizão. A última vez que o time brasileiro de vôlei jogou na Capital foi há 16 anos, em 2004, contra Portugal pela extinta Liga Mundial e que terminou em 3 sets a 0 para nós.

Os jogos de vôlei marcarão a reinauguração do ginásio, desativado desde 2013. A obra, de responsabilidade da Prefeitura de Campo Grande, começou em janeiro deste ano com recursos de R$ 1,8 milhão. A revitalização inclui a recuperação da parte hidráulica e elétrica, arquibancada, vestiários, alojamentos, banheiros, cobertura, pintura e reurbanização da área externa do complexo.

O piso da quadra foi retirado e será substituído por uma base móvel em conformidade com o esporte a ser praticado e suas especificações. Inaugurado em 1984, a capacidade de público será mantida em 8.240 pessoas, atendendo recomendações de segurança, mas as cadeiras serão trocadas e haverá adequações em acessibilidade. As lajotas no entorno do ginásio foram retiradas e o espaço ganhará novo piso.

Edição masculina

22 a 24 de maio

Sede: EUA

Equipes: EUA – Brasil – Argentina – Canadá

29 a 31 de maio

Sede: Brasil (Brasília-DF)

Equipes: Brasil – Sérvia – França – Japão

5 a 7 de junho

Sede: Polônia

Equipes: Polônia – Brasil – China – Bulgária

12 a 14 de junho

Sede: Irã

Equipes: Irã – Brasil – Austrália – Eslovênia

19 a 21 de junho

Sede: Brasil (Campo Grande-MS)

Equipes: Brasil – Itália – Alemanha – Rússia