Obras viárias que garantirão acesso à Rota Bioceânica em MS são assinadas e já podem começar
O governador Eduardo Riedel destacou nessa terça-feira (19) que o final do ano de 2023 foi histórico para Mato Grosso do Sul, que está recebendo mais de R$ 711 milhões do Governo Federal para investimentos na área da infraestrutura rodoviária do Estado.
Os recursos são para a construção de uma nova alça de acesso à ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho e a restauração de 101 km da rodovia federal BR-267, no subtrecho da MS-472 (Bela Vista) até Porto Murtinho, no km 577 até o km 678.
Na oportunidade, Riedel lembrou que a ponte é parte da Rota Bioceânica, que já está em andamento, faltando apenas o acesso. “Os ministros vieram aqui assinar a ordem de serviço deste último trecho. Temos que agradecer porque não deixaram para o ano que vem, o que já pode começar agora”, afirmou.
Na sua fala, o governador disse que a Rota Bioceânica significa um novo caminho para os mercados do Mato Grosso do Sul e Brasil. “Com acesso aos mercados asiáticos saindo pelo Pacífico se torna mais perto e assim novos produtos serão mais competitivos. Além da integração com os povos da América do Sul”, descreveu.
O ministro interino dos Transportes, George Santoro, frizou que Mato Grosso do Sul terminou novembro com o seu melhor índice de conservação de rodovias dos últimos 10 anos. “Este ano nós já pagamos cerca de 560 milhões de reais. Vamos terminar o ano com 600 milhões em investimentos. É quase três vezes do que foi pago no ano passado”.
O representante do Governo Federal citou que a reforma da BR-267 não estava nem prevista na solenidade. “A gente conseguiu incluir ela hoje, que interconecta com o acesso à rota bioceânica e isso vai permitir investimento somado de 711 milhões de reais, investimento muito robusto”, completou.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, pontuou que a Rota Bioceânica será a primeira de um total de cinco previstas. Existem planos e recursos para três rotas, ligando a região norte a Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. E a Rota Porto Alegre-Coquimbo, integrando à Argentina, Uruguai e Chile.
“A rota de Mato Grosso do Sul, por exemplo, também beneficia Paraná e Santa Catarina. Nossos produtos vão chegar no mercado asiático, são 7 mil km a menos de distância e mais ou menos 20 dias a menos. Os produtos do Centro-Oeste brasileiro serão muito mais competitivos e poderão chegar muito mais baratos”.
Obras
A obra do acesso à ponte sobre o Rio Paraguai será viabilizada pela União ao custo de R$ 472,4 milhões, prevista para um prazo de 26 meses.
Será pavimentado um trecho de 13 km ligando a BR-267 em um contorno rodoviário em Porto Murtinho até a cidade de Carmelo Peralta, no Paraguai, onde está sendo construída a ponte.
Ainda está previsto a construção de um centro aduaneiro e um trabalho de terraplanagem, para um acesso elevado à ponte.
Já a obra de restauração da rodovia federal BR-267 terá um extensão de 101 km, que segue do subtrecho da MS-472 (Bela Vista) até o acesso a Porto Murtinho, no km 577 até o km 678. O investimento federal será de R$ 239,2 milhões.